BNews Pet

Amor por animais desde infância e resgate: Veja relatos emocionantes de fiéis de São Francisco de Assis

Joilson César / BNews
Fiéis de São Francisco de Assis compareceram a missa especial dedicada ao padroeiro dos animais em Salvador  |   Bnews - Divulgação Joilson César / BNews

Publicado em 04/10/2023, às 12h00 - Atualizado às 12h56   Natane Ramos / Bruno Guena


FacebookTwitterWhatsApp

Padroeiro dos animais, São Francisco de Assis é conhecido por ter pregado o amor a todas as coisas que Deus havia criado, inclusive, os bichinhos de estimação. Nesta quarta-feira (04), comemora-se o dia do santo, e na Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Boca do Rio, em Salvador, o padre André Alencar abençoou os pet em uma programação especiais para os fiéis.


A reportagem do Bnews esteve no local e conversou com alguns tutores que fizeram relatos emocionantes sobre seu amor pelos bichos.


Uma delas foi o membro da Ordem Franciscana Secular, Gedeon da Costa, de 71 anos, que contou como os animais sempre fizeram parte de sua vida. “Desde criança eu criei animais, e aí começou o amor. É isso que São Francisco quer, ele era amante da natureza e tratava todos como irmãos, inclusive os animais”, comentou o fiel.

Foto / Joilson César

Gedeon comentou que costumava a caçar animais, mas ao aprender sobre o amor do Santo, decidiu parar com a prática, hoje, dedica-se ao cuidado dos bichos em sua roça. “Eu procuro preservar e dar assistência aqueles animais que são abandonados. Eu tenho coelho, galinha, já criei codorna e vários outros animais”, disse. 


“É assim que a gente leva a vida, procurando se alegrar com os animais que o mundo nos dá”, afrimou Gedeon da Costa.


A comerciante Elisa de Oliveira, de 65 anos, original de Santa Catarina, mas que vive em Salvador há 25 anos, também foi levar suas cadelinhas de estimação chamadas Vitória, que resgatou das ruas há 12 anos, e Estrela, que resgatou há dois anos, para serem abençoadas.


Elisa se emocionou ao relembrar o dia em que tirou a cadelinha chamada Vitória das ruas. “Ela estava muito sofrida, então resgatei. Ela já teve muitos problemas de saúde”, compartilhou a tutora.


Ao falar sobre a vira-lata Estrela, a comerciante revelou que encontrou a pet no bairro de Boca da Mata, embaixo de um carro, quase morta. “Foi muito triste o momento que fiz o resgate dela. Levei para casa e hoje ela está aqui, e Deus curou ela, na fé que eu tenho”, lembrou a fiel que revelou já ter resgatado outros animais.

Foto / Joilson César

“Isso é muito gratificante para mim, desde que cheguei aqui comecei a fazer esse trabalho de resgatar”, revelou Elisa.


Confira a programação que vai ocorrer ao longo do dia:


Ainda nesta quarta, além das missas das 6h, às 8h, 11h, haverá uma missa às 11h, e outra às 19h, esta última presidida pelo bispo auxiliar, Dom Valter Magno de Carvalho. Às 15h, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento e a recitação do Terço da Misericórdia.

Como tradição do Paroquia São Francisco de Assis, da Boca do Rio, haverá a venda do  “caruru franciscano”, a partir das 11h, ajudando no levantmento de recursos financeiros para os eventos e atividades paroquiais.

Foto / Joilson César

Confira:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp