BNews Pet

Animais de abrigo morrem após intensas chuvas na Bahia; veja vídeo

Reprodução/Redes Sociais
Chuvas destroem abrigos e gatos morrem no Sul do Estado  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 27/12/2021, às 21h10   Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

As cidades do Sul da Bahia voltaram a entrar em alerta após chuvas intensas caírem na região. Abrigos de animais em Itabuna foram completamente destruídos e gatos foram encontrados mortos após as enchentes.

Ao BNews, Tatiana Piana e Shirley Riccio, que atuam na ONG APDA, contaram que as chuvas tomaram o abrigo e tudo foi perdido no local. Segundo elas, todos os cachorros conseguiram ser resgatados, contudo, não aconteceu o mesmo com os gatos. Alguns felinos foram encontrados mortos e muitos outros estão desaparecidos.

“Os cães a gente conseguiu salvar todos porque os canis ficavam mais próximos do córrego e foram os primeiros a serem atingidos quando subiu o nível de água do rio. A gente tirou primeiro os cães porque a água já estava chegando nos canis. Quando a gente voltou para pegar os gatos, o nível do rio já tinha subido muito e a gente já não tinha acesso de carro, então nossa situação foi toda complicada por isso”, contou.

Elas explicaram, ainda, que começaram a pedir botes para poder conseguir chegar à ONG, porque só dava para chegar com meio de transporte fluvial. "Só conseguimos ontem [domingo, 26], às 16h. Quando conseguimos jet ski emprestado não deu mais tempo de salvar todos os gatos”, continuaram.

Animais de abrigo morrem após chuvas

Chuvas destroem abrigos e gatos morrem
Vale lembrar que as chuvas intensas se estendem há semanas no Sul do Estado e algumas personalidades já se manifestaram para tentar ajudar a região. O ambientalista Marcell Moraes e a cantora Preta Gil já se mobilizaram no seu perfil do Instagram falando sobre a situação dos animais que não possuem lar definitivo.

“O abrigo se acabou. A parte dos canis ainda está toda alagada. A da água está quase no telhado”, lamentaram. “Está tudo destruído, a gente perdeu as rações e ainda temos gatos desaparecidos”, disseram Tatiana e Shirley.


Devido o cenário de caos, elas estão disponibilizando PIX para quem puder ajudar: [email protected]. “Toda ajuda é bem vinda”, falaram. Tatiana e Shirley ainda comentaram que estão precisando de voluntários para limpar o local e levar os animais resgatados de volta para o abrigo. A ajuda seria nesse sábado (1°).

Apesar da situação precária, elas afirmam não ter recebido nenhum apoio do Governo do Estado da Bahia.

Sem apoio do governo, alguns grupos de apoio aos animais já se manifestaram e afirmaram que irão ajudar os locais atingidos pelas fortes chuvas. A ONG Geamo, no início do mês, mobilizou internautas para realizarem doações que seriam usadas nas ações em prol dos animais. O Grupo de Resgate de Animais em Desastres (G.R.A.D), que no início do mês esteve na região para ajudar nos resgates do animais, publicou em sua conta no Instagram que voltará ao sul da Bahia, dessa vez para o município de Ilhéus, para auxiliar mais uma vez nas ações voltadas para os animais.

“Os animais também são vítimas e não podem ser esquecidos”, escreveu o G.R.A.D em legenda.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp