BNews Pet

Após programa de políticas públicas, país é o primeiro a zerar o número de cachorros na rua; saiba qual

ddzphoto por Pixabay
Holanda zera número de cachorros na rua e é um dos países mais “pet-friendly”  |   Bnews - Divulgação ddzphoto por Pixabay
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 11/07/2023, às 11h06


FacebookTwitterWhatsApp

O programa de políticas públicas, denominado CNVT, sigla para Collect, Neuter, Vaccinate, Return (em tradução livre, coletar, castrar, vacinar e devolver), fez com que a Holanda se tornasse o primeiro país do mundo a zerar o número de cachorros de rua. O país também é conhecido por ser um dos mais “pet-friendly”.

O governo holandês e instituições se juntaram para implementar a primeira lei de direito dos animais. Antes da ação, os cachorros eram obrigados a usar coleiras e focinheiras. Os chamados esquadrões da morte matavam os cães de rua.

As leis estão cada vez mais rígidas e, atualmente, quem maltratar ou negligenciar os pets pode pegar até cinco anos de prisão e pagar multa de 90 mil euros - quase meio milhão de reais.

Um dos planos adotados pelo governo holandês foi implantar impostos especíicos para animais vendidos em lojas, para incentivar a adoção. Dessa forma, as autoridades informam que boa parte da população têm animais adotados.

Na Holanda, os cães precisam ter microchip, obrigatoriamente. Ele fica instalado atrás da cabeça dos pets para, caso o animal se perca, a polícia conseguir encontrar o dono.

O programa instalado pelo governo foi elogiado pelas organizações holandesas, como a Animal Foundation Platform, que divulgou um estudo afirmando que, caso 70% de um grupo de animais seja castrada, uma região consegue controlar ou extinguir a população de animais de rua em alguns anos, além da redução de doenças com a vacinação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp