BNews Pet

Ativistas questionam eficácia de câmeras instaladas na colônia de Piatã e Prefeitura explica: "Fase de teste"

Arquivo pessoal
Câmeras instaladas na colônia de Piatã geram questionamentos  |   Bnews - Divulgação Arquivo pessoal

Publicado em 03/04/2023, às 14h06   Cadastrado por Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Os ativistas da causa animal que atuam na área da colônia de Piatã, em Salvador, tem questionado a instalação de câmeras de segurança no local, que foi a grande promessa de medida para a redução de abandonos de felinos na região. Acontece, que eles afirmam não ter retorno sobre as imagens.

O ativista Tiago Martins, que tem um perfil no Instagram dedicado aos animais de Piatã, contou ao BNews que uma gata chamada Princesa foi envenenada recentemente no local. A pet não resistiu e acabou falecendo. Além disso, o número de abandonos aumentou mesmo após a instalação das câmeras.

A protetora de animais, identificada como Sônia, fez um vídeo afirmando ter mais de 50 filhotes de gatos abandonados recentemente na colônia. Além disso, um felino adulto foi deixado no local com esporotricose, zoonose que pode afetar toda colônia. 

"Uma gata que nós achamos envenenada. Quantos não devem estar mortos aí por dentro? A colônia está fedendo a carniça", disse a mulher em vídeo.

"Cadê? Quem é que está fazendo isso? Queremos ver! Não tem as câmeras?", acrescentou. "Botou câmera para que?", reforçou Tiago.

O equipamento foi instalado no dia 14 de março, pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), liderada por Marcelle Moraes.

Procurada, a assessoria de Marcelle afirmou que a secretária não iria se manifestar. A Diretoria de Bem-Estar e Proteção Animal (DIPA), por sua vez, explicou que as câmeras ainda estão em fase de teste.

"As câmeras instaladas no dia 14/03 ainda estão em fase teste para adequação do sistema e para melhor desempenho e resolução das imagens, pelo prazo estipulado pela empresa responsável pela instalação. Isso foi informado lá no momento da instalação aos protetores da causa animal que estavam presentes", afirmou a diretora Michelle Holanda ao BNews.

Sobre protetores terem entrado em contato, a diretora afirmou que ainda não recebeu "nenhum contato através dos nossos canais que é: 71 3611-7365 ou [email protected]".

Como pedir as imagens das câmeras?

"A Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-Estar e Proteção Animal - SECIS será a responsável por este monitoramento e os pedidos de obtenção das imagens deve ser feito via e-mail", disse Michelle.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp