BNews Pet

Ave do Ártico se apaixona por cidade do Uruguai e a visita anualmente; entenda

Imagem Ave do Ártico se apaixona por cidade do Uruguai e a visita anualmente; entenda
Ave do Ártico impressiona fotógrafo que faz questão de encontrá-la anualmente  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 10/06/2022, às 11h15   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Um pássaro do Ártico, identificado com uma etiqueta plástica que diz "2TK", é um rola-do-mar (Arenaria interpres) que sabe que com a proximidade do inverno em Punta del Este é o momento de partir para essa cidade uruguaia.

Além da etiqueta, a ave ainda possui uma anilha metálica com nove dígitos em uma das patas para servir como identificação. 2TK chamou a atenção do fotógrafo do grupo de observadores Birdwatching Punta del Este, Álvaro Pérez Tort, que conta que o pássaro vai anualmente à cidade do Uruguai.

Álvaro contou que avistou o animal, pela última vez, em abril. "2TK conquistou o meu coração" desde o primeiro avistamento em 2016, disse Péres à AFP. Após o fotógrafo perceber que a ave tinha marcações, ele fez dezenas de fotos dela para decifrar o número minúsculo presente na anilha.

Desde então, Álvaro Perez registra o "máximo possível" da ave e a encontra, geralmente, oito vezes no ano.

Leia Mais:

Pássaro surpreende ao aparecer cantando música tema do filme Harry Potter; assista
Menina faz arara dormir em seu colo com canção de ninar; assista
Ave é filmada imitando cachorro para chamar atenção de família; assista

De acordo com o Laboratório de Anilhamento de Aves, um órgão vinculado ao Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) que controla a marcação de um milhão de aves anuais na América do Norte, 2TK é um macho de aproximadamente 14 anos e foi marcada em 2012.

2TK já percorreu cerca de 350 mil km, que é o equivalente a dar nove voltas na Terra. A façanha da ave impressiona a todos, pois é um feito incrível para um animal com pouco mais de 20 centímetros.

Os observadores de aves do Uruguai acreditam que a fidelidade da ave com o destino tem relação com um sentimento de amor que ela sente com o local. "Há muita gente aqui, da região e do resto do país, que a registram há muito tempo, e todos compartilhamos a mesma paixão e a mesma alegria", disse o fotógrafo Pérez.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp