BNews Pet

Há problema em cobrir os pássaros à noite? Especialista alerta sobre a prática

Foto Ilustrativa/Pixabay
Especialista fala sobre hábito de cobrir gaiola de aves e desmistifica informações repassadas na sociedade  |   Bnews - Divulgação Foto Ilustrativa/Pixabay

Publicado em 04/03/2022, às 08h00   Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Cobrir a gaiola dos pássaros de estimação durante a noite enquanto eles dormem é um hábito muito comum entre tutores. Mas, por qual motivo isso é feito? Isso serve para todos os tipos de aves?

Segundo a médica-veterinária especialista em animais silvestres, Vanessa Silva Santos, a cobertura das gaiolas é recomendada, normalmente, quando “a casinha” da ave fica exposta a luz artificial, até mesmo a noite. Contudo, se a gaiola estiver em um local escuro e seguro, provavelmente, não haverá a necessidade cobri-la.

Ela ainda chamou atenção para os locais em que as aves são mantidas. “Ambientes quentes e/ou abafados não são recomendados independentemente de a gaiola estar coberta ou não”, pontuou.

Leia Mais:

Especialista alerta para transmissão da psitacose por aves; sintomas coincidem com gripe
Centenas de aves caem mortas do céu e caso assusta população; entenda e veja vídeo
American bully resolve adotar pintinho e é flagrado cuidando das aves; assista

Quem costuma cobrir a gaiola de sua ave normalmente alega benefícios como proteção da luz, controle da temperatura (já que a capa acabaria impedindo que o ar frio entre na gaiola), redução da quantidade de barulho e também a manutenção de uma rotina, já que o animal entenderia que chegou a hora de dormir no momento em que a gaiola é coberta.

Os benefícios não estão errados e não há contraindicação na prática. Contudo, a veterinária chama atenção para o manejo sanitário adequado da gaiola e do que for utilizado para cobri-la para que a saúde do animal não seja afetada.

Apesar de a prática ser feita com determinada frequência, Vanessa deixou claro que não é algo obrigatório. Alguns mitos são repassados sobre os supostos malefícios e benefícios de cobrir a gaiola em período de muda de penas, mas a veterinária garante que não existe nenhuma relação entre as duas coisas. “Mas, o ideal é passar por uma avaliação para ver se é necessário tomar alguma medida específica para aquele animal no período de muda”, explicou.

Por fim, a especialista alerta que para saber se há necessidade de cobrir a gaiola, o tutor deve passar por uma consulta de orientação com um médico-veterinário especialista.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp