BNews Pet

Cachorro doador de sangue já salvou a vida de mais de 80 cães doentes

Reprodução/Facebook/Rachel McFarlane
Arnie se aposentou após doar sangue e salvar a vida de dezenas de cães doentes que precisavam de transfusão  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Facebook/Rachel McFarlane

Publicado em 06/03/2022, às 20h11   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Não é só entre os humanos que a solidariedade faz diferença. No mundo animal, a doação de sangue também é uma forma de salvar vidas. O springer spaniel inglês Arnie, por exemplo, é um dos doadores que acaba de se aposentar, depois de ter salvado a vida de pelo menos 80 “aumigos” doentes. A escocesa Rachel McFarlane, de 36 anos, tutora do cachorro, conta que começou a levar seu pet para fazer as boas ações ainda em 2015, entretanto, Arnie agora precisa deixar para atrás a sua missão, já que completou 9 anos, idade limite para um animal doar sangue.

Leia mais:
Gato invade transmissão ao vivo da cidade de Kiev

Chihuahua ajuda policiais na busca por drogas no aeroporto de Bogotá; assista

Sempre muito corajoso, o cachorro solidário foi presenteado com brinquedos e petiscos ao se aposentar como doador de sangue. Ao portal britânico Metro, sua tutora fez um apelo para que donos de cães se conscientizem sobre a necessidade de fazer com que seus pets também possam aderir ao gesto de solidariedade.

"É incrível o número de pessoas que nunca ouviram falar de cães doando sangue. Os cães têm dois tipos sanguíneos, positivo e negativo, sendo o positivo o mais comum, que é o de Arnie", informou Rachel. "Cada doação pode ser usada para ajudar quatro outros cães. Acho que muitas pessoas não sabem disso, até que você esteja na situação de necessidade, talvez não seja algo em que você pense", acrescentou a tutora.

Requisitos para a doação de sangue 

As transfusões sanguíneas costumam ser essenciais no tratamento de animais com doenças como, por exemplo, a anemia, já que o sangue pode ser utilizado durante a realização de procedimentos cirúrgicos e no atendimento de vítimas de acidentes traumáticos. Além disso, a ação pode beneficiar também o doador, através da realização gratuita de exames laboratoriais oferecidos no momento da doação

De acordo com o portal Hemovet, no Brasil, para que um cachorro possa doar sangue, é necessário:

Ter a idade entre 1 e 8 anos;
Pesar, no mínimo, 27kg;
Ter temperamento dócil;
Ter vacinação e vermifugação atualizadas;
Possuir controle de pulgas e carrapatos;
Não apresentar doença ou transfusão prévia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp