BNews Pet

Cachorros e gatos podem “prever” terremotos? Saiba o que diz pesquisa

" - Ilustrativa / Pixabay
“Prever” terremotos parece ser algo que os animais sabem fazer  |   Bnews - Divulgação " - Ilustrativa / Pixabay

Publicado em 27/09/2022, às 14h53   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

De acordo com um artigo da Universidade Técnica do Equador, um estudo realizado no Japão, antes do terremoto ocorrido em 11 de março de 2011, descobriu que 19% dos donos de cães e 16% dos donos de gatos relataram comportamento anormal nos pets um dia antes do tremor.

Outro exemplo que corrobora com a ideia de que os animais sentem os tremores antes dos humanos aconteceu na China, quando eles “previram” o terremoto de Haicheng com dois meses de antecedência. Este tremor ocorreu em 4 de fevereiro de 1975 e foi "previsto" em meados de dezembro de 1974, em parte devido ao comportamento incomum de vários animais – como vacas, cavalos, cães, porcos e cobras – que saíram da hibernação.

Segundo uma publicação da revista BBC Focus, os animais sentem tremores mais cedo do que os humanos por causa de “vibrações que viajam pelo solo em diferentes velocidades". Os tremores são frequentemente produzidos por ondas secundárias, mas existem alguns primários que são sutis demais para serem sentidos pelos humanos, embora os sismógrafos os detectem. No entanto, com sentidos mais aguçados do que criados artificialmente, os animais podem detectar essas ondas, pelo menos, dois minutos antes.

Além disso, o chefe do Instituto Geofísico do Peru (IGP), Hernando Tavera, explicou à Agencia Andina que no caso dos cães isso acontece porque antes que o terremoto libere sua energia, as rochas (subterrâneas) começam a se fraturar e soltam um ruído de alta frequência que o ouvido humano não é capaz de perceber, mas o dos cães sim.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp