BNews Pet

Pesquisa revela que lobos podem se apegar a humanos; confira comparação com cachorro

Reprodução/Pixabay
Estudo aponta que lobos podem se apegar a humano caso tenha sido criado pela pessoa  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 20/09/2023, às 08h00


FacebookTwitterWhatsApp

Uma pesquisa apontou que os lobos podem possuir apego aos humanos, assim como os cães. O estudo sugeriu que há mais semelhanças entre cachorros e lobos do que as pessoas podem imaginar. Segundo o levantamento, mesmo sendo um animal selvagem, se for criado desde cedo por um humano, o lobo pode apresentar afeto pela pessoa.

O estudo contou com 12 cães husky siberianos e 10 lobos cinzentos europeus (Canis lupus). No teste, os lobos foram criados desde a idade de 10 dias até 23 semanas por cuidadores treinados. Os dois animais foram expostos ao experimento por, aproximadamente, 15 minutos.

Para a pequisa, a principal cuidadora dos lobos e a principal cuidadora dos cães se revezavam entrando e saindo de um sala que ficavam esses animais. Elas se aproximavam para brincar e fazer carinhos nos bichinhos.

Ficou claro que, assim como os cães, os lobos ficavam mais a vontade e passavam mais tempo com a pessoa familiar. Com ela, os lobos até a acompanhavam até a porta quando ela saía.

A ecologista comportamental, Hansen Wheat, disse: "Ficou muito claro que os lobos, assim como os cães, preferiam a pessoa familiar à estranha. Mas, o que talvez tenha sido ainda mais interessante foi que, embora os cães não tenham sido particularmente afetados pela situação de teste, os lobos foram".

Os lobos mostraram comportamentos característicos de estresse e medo ao lidar com pessoas estranhas. Eles andavam de um lado parao o outro, agachavam e colocavam o rabo entre as pernas. As ações se repetiam quando o desconhecido entrava na sala e quando o lobo e o desconhecido estavam juntos, sem a pessoa familiar.

Quando o cuidador conhecido voltava para a sala, o lobo agia de outra maneira. De acordo com o estulo, a pessoa familiar age como uma espécie de "suplemento social" para o lobo.

O estudo foi publicado em Ecology and Evolution.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp