BNews Pet

Meu cachorro pensa? Veja o que diz pesquisa

Reprodução/Instagram (@ap0l0pug)
Estudo publicado no Journal of Comparative Psycholy aponta se cachorro cachorro pensa  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram (@ap0l0pug)

Publicado em 23/07/2022, às 18h00 - Atualizado às 18h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Sempre muito companheiros, os cachorros costumam se comunicar com os donos através do olhar e das atitudes de afeto. Embora seja considerado um animal irracional, o cachorro tem, sim, a capacidade de criar conceitos abstratos, por meio de adestramento, e a partir de então, estabelecer relações de consciência com o meio que vive. É o que diz um estudo publicado no Journal of Comparative Psycholy.

A pesquisa realizada por uma equipe de especialistas da Universidade estadual de Nova York, nos Estados Unidos foi baseada em três cães de raças distintas. Entre eles, está o Todd, da raça chihuahua, a Aspen e Layla, as duas golden retriever.

Durante o experimento, os cachorros, na medida em que percebiam algum som, visualizavam algo ou recebiam algum comando de treinamento, respondiam com um comportamento associado ao comando feito pelo adestrador.

O adestramento foi feito através de comandos simples como girar em círculo, deitar-se ou caminhar ao redor de determinado objeto. A partir de então, foi constatado que os cães aprenderam uma sugestão de repetição separada.

Depois de ouvirem a palavra “novamente” com o gesto de mão, indicando que deveriam repetir a ação que tinham terminado de realizar, os animais realizavam o comando.

A autora do estudo, Allison Scagel, informou que este é um passo importante para uma maior compreensão de como outras espécies formam conceitos abstratos. “Estamos aprendendo que os humanos não são tão cognitivamente únicos, afinal”, aponta.

Ainda segundo a pesquisa, os aumigos são capazes de responder a diferentes estímulos, inclusive de repetir gestos diversas vezes. Fica a dica então para quando ouvir o seu cachorro latir, entender que, na realidade, ele está tentando interagir com você, ou te dizer alguma coisa.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp