BNews Pet

Descubra quais são as melhores raças de cachorro para se ter em apartamento

Pixabay
O BNews Pet conversou com profissionais para entender quais raças são mais indicadas para se ter em apartamentos  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 30/06/2022, às 08h16   Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

A pergunta que a maioria das pessoas que mora em apartamento e decide adotar um cachorro se faz é: qual a raça mais adequada para viver nesse ambiente? Além disso, outras dúvidas sobre adaptação e técnicas para o cão não estranhar o local começam a surgir, apesar de as pessoas terem raças que gostem mais.

Para esclarecer essas questões o BNews Pet conversou com os médicos-veterinário Daniel Cavalcante e Rafael Macêdo. Ambos concordam que não necessariamente a raça seja o principal termômetro na hora da escolha.

Existe o hábito de se dizer que os cães mais adequados para apartamento são os de porte pequeno. E, de certa forma, faz sentido. Porque, como aponta Rafael, que é especialista em comportamento canino, vai ser um cão que vai dar menos trabalho do que aqueles com um porte maior. “Então Yorkshire, Poodle, Shih-tzu e Buldogue Francês são raças que têm uma alta no mercado e são cães indicados para se ter em apartamentos”.

Contudo, Rafael diz que não concorda 100% com a ideia de que só se deve ter cão de porte pequeno em ambientes menores. “Quando você tem conhecimento sobre a raça e necessidades do cão, tem como tê-lo em um apartamento”, disse. “Há todo um manejo que a gente tem que ter com os cães, de modo que a gente consiga lidar com eles, independentemente do porte dele”.

Porém, de acordo com os profissionais, as raças mais comuns para se criar em apartamentos são: Yorkshire, Poodle, Shih-tzu, Buldogue Francês, Buldogue Inglês, Pug, Lulu/Spitz, Pinscher, Chihuahua e Maltês.

cachorro
Pixabay

São raças que com a devida atenção podem se dar bem em um apartamento. São cães de pequeno e médio porte que não necessitam de grandes espaços para a sua criação e desenvolvimento”, explicou Daniel Cavalcante.

O médico-veterinário disse ainda que algumas dessas raças, como o Buldogue Inglês, Pug e o Chihuahua não têm muita tendência a latir, “o que já é um grande ponto positivo quando se trata de morar em apartamento”. “Mas isso não quer dizer que outras raças que tendem a latir um pouco mais não possam se adaptar. O tutor deve saber que o tempo que o mesmo dedica a ele é um dos fatores mais importantes para o sucesso na criação”.

Técnicas que podem ajudar o cão se familiarizar com o ambiente

cachorro
Pixabay

Outra resposta em comum entre Daniel e Rafael foi no quesito técnicas/métodos que podem ajudar o cão a se familiarizar com o ambiente. Os profissionais destacaram os passeios. “O tutor precisa saber que todo cão deve sair para passear todos os dias, não importa seu tamanho, idade ou nível de atividade”, falou Daniel. “Isso é fundamental, seja ele criado em apartamento ou em casas”.

Já Rafael destacou a importância do enriquecimento ambiental – que é basicamente enriquecer o ambiente da casa para que o cão tenha suas próprias fontes de entretenimento.

Ele complementou dizendo: “Claro que vai ter algumas raças que vão ter uma adaptação mais fácil em casas maiores, porque vai ter mais espaço para correr, brincar e se movimentar. Porém, o cão morar em casa não corta necessidade de se fazer passeios com ele. É importante que o animal saia de casa, sinta cheiros, socialize com outros cães, com outras pessoas, etc”.

O que não é recomendado durante o período de adaptação

cachorro
Divulgação

Um dos momentos mais complicados após a adoção de um cachorro ou outro pet é o período de adaptação. Sobre isso, Daniel Cavalcante disse que o que não é recomendado durante o período em que o cão ainda está se adaptando ao apartamento é deixa-lo por muito tempo sozinho logo nos seus primeiros dias.

“O tutor que quer ter um companheiro em casa, mas que ao mesmo tempo necessita sair de casa para realizar as suas diversas atividades, deve entender que essa sua ausência tem que ser feita de uma forma mais gradual, aos poucos, até que o animal se acostume com o tempo da sua ausência”, apontou Daniel.

No entanto, Rafael explica que pode ser prejudicial para o cão dar atenção demais a ele. “Às vezes, a gente acha que dar carinho demais é bom, mas isso acaba fortalecendo no cão um quadro de dependência emocional. O cão não vai ter confiança para ficar sozinho, vai ter problemas de ansiedade de separação, entre outros problemas”.

Existe local ideal para se criar cães de determinadas raças?

Em conformidade com Daniel e Rafael, isso é relativo. “O local ideal para criar um cão é, de forma geral, um lugar com um determinado espaço para que o mesmo possa se exercitar/brincar, mas isso não é via de regra, é possível criar um companheiro em apartamento e ele ser muito bem cuidado, só basta atenção e criar um plano de passeios e distrações para o seu amigo”, completou Daniel.

Por fim, Rafael enfatizou: “O interessante é que, independentemente de onde elas morem, tudo seja feito da maneira que tem que ser. Tudo está muito mais relacionado com a forma como você cria do que onde você cria o seu cão”.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp