BNews Pet

Cães e gatos podem sofrer com câncer de próstata; saiba detalhes

Divulgação/Pixabay
Saiba formas de prevenção contra o câncer de próstata, para cuidar do seu pet em possível caso de doença  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Pixabay

Publicado em 20/11/2023, às 21h52   Cadastrado/ Gabriel Bacelar


FacebookTwitterWhatsApp

O câncer de próstata não é uma doença exclusiva dos humanos, os animais também têm chance de serem afetados com a doença. Por isso, existe uma campanha de conscientização sobre cuidados preventivos, que é a novembro azul pet. Simone Freitas, médica-veterinária, que é pós-graduada em cirurgia de tecidos moles em pequenos animais e doutora em imunologia pela UFBA, explicou que a doença ocorre de forma espontânea, mas pode ser prevenida.

Simone, que também é responsável por publicar conteúdos no aplicativo VetGuide, que é voltado para veterinários, estudantes e tutores, disse: “assim como os homens, cães e gatos machos também possuem a glândula sexual prostática, responsável pela produção de um líquido que serve para proteger os espermatozoides. Quando há a formação de um tumor maligno nessa região, ocorre uma multiplicação desordenada de células, provocando aumento da glândula e o comprometimento da saúde do animal”.

Os cães, a partir dos 6 anos, têm mais chances de serem acometidos pela doença e Simone explica que os gatos também podem desenvolver a doença: “Vale ressaltar que a não castração potencializa o surgimento da neoplasia e, por isso, é fundamental que os tutores tenham em mente a importância desse procedimento na vida dos animais de estimação”.

A veterinária destaca a eficiência da castração. “Além de reduzir as chances de desenvolver câncer de próstata e hiperplasia prostática, os pets machos sentem menos necessidade de marcar o seu território com urina; contribui para redução da superpopulação; entre outros”, disse Simone Freitas.

Confira os sintomas: Dificuldade para urinar, problemas na locomoção, dores abdominais, lombares e perda de peso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp