BNews Pet

Cãolunista ensina 10 maneiras de identificar quando seu cachorro está feliz

Arquivo Pessoal
Quer saber quando o seu cachorro está feliz? Se liga nas dicas do Cãolunista  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 21/01/2022, às 05h00   Oreo, o Cãolunista


FacebookTwitterWhatsApp

Olá, meus fãs! Voltei e vou falar sobre uma coisa importantíssima (como sempre): a felicidade canina. Quem aí não gosta de dar risada, se distrair e ser feliz? Todo mundo, né?! Eu também amo!! Tenho andado meio borocochô, porque aqui, na Terra da Garoa (e dos trovões) tem chovido todos os dias e, por isso, meus passeios têm sido limitados. Mas, a gente se acostuma (ou não). 

Hoje eu vou ensinar a vocês, tutores, como identificar se seu amigo peludo está feliz e até a entender um pouco os níveis de felicidade de um cachorro. Humano, é importante que você se preocupe em saber se seu cão está feliz. O nome disso é empatia!! Se liga nas minhas dicas!!

Postura relaxada

É natural que, quando alguma coisa nos chamar a atenção, a gente adote uma postura ereta, de concentração e foco. Eu, por exemplo, fico assim (meio tenso) quando vejo pombos. Quero espantar todos!! Mas, na maior parte dos dias, é sinônimo de felicidade que o cachorro esteja relaxado, com a barriguinha para cima e, como os humanos dizem sobre mim, todo aberto!!

Olhar alegre

Outro sinal de que seu cão está feliz é quando o olhar  dele está alegre. ‘Como assim, Oreo?’. Calma, apressado, eu vou explicar!! Sabe quando o seu cachorro parece que está sorrindo? Então, esse é um indicativo de que ele está feliz. Quando isso acontece, os músculos da face ficam relaxados, as mandíbulas ficam relaxadonas!!

[Colocar ALT]

Já em relação aos olhos, é importante você, humano, se ligar no seguinte: repare se o cão aparenta estar com as pálpebras relaxadas ou se ele esboça semblante tenso. Quando a parte branca dos olhos do cachorro costuma ficar muito aparente, é sinal que ele não está muito alegre, o que pode indicar medo, agressividade ou estresse.

Apetite em dia

Se seu filho peludo estiver pulando refeições, rejeitando petiscos ou sem aparentar alegria ao ver a comida, pode ser um indicativo de tristeza ou de alguma outra doença. No meu caso, às vezes eu fico enjoado da ração. Mas, isso não acontece mais, porque descobri uma ração deliciosa que eu me apaixonei. Meus humanos só reclamam, porque ela é um pouco salgada para o bolso deles (e eu nem sabia que bolso tinha paladar para saber se algo é salgado ou doce…).

Noites tranquilas de sono

Assim como acontece com vocês, humanos, se o cãozinho não consegue ter noites tranquilas de sono, alguma coisa não está indo bem com ele. E, se ele não dorme direito, não vai conseguir aproveitar bem o dia e, consequentemente, vai acabar ficando triste. Portanto, caso perceba qualquer alteração no sono do pet, procure ajuda de um veterinário. A gente sabe que cachorro feliz é cachorro que dorme bem e acorda cheio de energia para gastar!! Eu já acordo cantando a música do Mundo Bita que aprendi com minha prima Valentina!! Acordo alegrão, porém preguiçoso!!

[Colocar ALT]

Comportamento ativo

Já disse isso aqui, mas vou repetir: cachorro feliz é cachorro ativo!! Então, se você perceber que seu cão está se isolando, buscando cantos para se esconder, com certeza ele não está plenamente feliz e precisa da sua ajuda. Agora, atenção, humano: por mais que seu cachorro seja o mais feliz possível, é do comportamento dele latir, brincar, farejar, cavar, lamber, etc. Então, não reprima esses instintos, ok?! Deixe ele ser quem é! (Filosofei agora…uhuu).

Comportamento pouco destrutivo

Não vamos confundir ser ativo com ser destruidor, ok?! Então, se seu cão é daqueles no estilo demônio da Tasmânia, fique alerta. Ele não deve estar se sentindo muito feliz ou algo deve estar faltando a ele - a exemplo de atenção. Cachorros que destroem muitas coisas, geralmente, o fazem para chamar atenção dos tutores. Isso é BEM diferente de roer os brinquedos e destruir as bolinhas, tá legal?! Isso, sim, é coisa normal de cachorro.

Mas, não pense que é suficiente dar ao cão aquele brinquedo para ele morder e destruir. Para ser feliz, o cachorro precisa de carinho, atenção, passeios, petiscos, ou seja, uma rotina e momentos de lazer variados. Tudo isso ajuda a garantir ao cão o bem-estar físico e mental, além de reduzir os níveis de estresse.

Confiança e independência

É lindo ver que, quando vocês, humanos, chegam em casa, a gente fica doido, né? Abanamos o rabo, latimos, choramos e alguns até fazem um pipizinho (eu fazia quando era neném). Mas, é de extrema importância que os tutores observem e saibam como o cão se comporta na ausência deles. É imprescindível que o animal saiba ficar sozinho, tenha independência para comer e fazer qualquer necessidade nesses momentos de “solidão”. Se você perceber que seu amigo peludo sofre com a chamada ansiedade por separação, busque a ajuda de um veterinário.

Proximidade com os tutores

Toda hora que meus humanos sentam no sofá, eu corro e me jogo lá também. Inclusive, eu proibi que comprassem sofá de dois lugares. Falei: “Ou de três ou maior, porque Oreo quer sentar também”. E obedeceram!! Pois é, tutores, quando seu cão fica perto de você, pede carinho, faz companhia, tudo é indicativo que ele está feliz e que confia no ambiente. Como eu disse, cachorros que se esquivam ou se escondem podem estar passando por situações difíceis, que merecem um olhar especial.

Abanar do rabo

O balançar do rabo de um cachorro talvez seja um dos comportamentos dele que mais entregam seu estado de espírito. O rabo indica felicidade quando ele está para o alto e balançando muito, indistintamente. Claro, tutores, que a carinha de alegre dele também é combinada com esse balançar lindo de rabo. Eu, às vezes, fico tão eufórico, principalmente quando ouço a palavra passear, que bato meu rabo até na cara dos humanos de tanta alegria.

Brincadeiras em dia

Por fim, repito (pela terceira vez): cão feliz é cão ativo. E cão ativo brinca MUITOOOOOOO!! Com essa eu me despeço de vocês!! Volto na semana que vem com mais conteúdo sobre esse mundo maravilhoso dos pets. Fui!!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp