BNews Pet

Cãolunista explica como limpar os olhos do seu cachorro

Arquivo Pessoal
Saiba como fazer a limpeza adequada dos olhos do seu cachorro  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal
Oreo, o Cãolunista

por Oreo, o Cãolunista

Publicado em 11/11/2022, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

Voltei, meus fãs!! E hoje vou falar sobre uma coisa muito comum lá em casa, principalmente com meu irmão Chico: remelas! Ele vive com remelas nos olhos e toda hora as humanas precisam ficar limpando. E você, tutor, sabe como higienizar a região dos olhos do seu cão? Não? Então se ligue nas dicas que eu trouxe hoje!!

Assim como acontece com vocês, humanos, que têm uma rotina diária com a escovação dos dentes, banho etc, nós, cachorros, também precisamos de uma higiene adequada, que envolve a limpeza frequente da região dos olhos. O cuidado correto dessa região é importante para evitar doenças e bactérias nos olhos, como conjuntivite e úlceras de córnea.

Porém, nem todos os cachorros são tão bonzinhos como o meu irmão, que fica super quieto com a limpeza dos olhos e do ouvido. Por isso, eu vou listar aqui algumas dicas para você, tutor, manter os olhos do seu amigo peludo sempre limpinhos. Aqui é importante deixar claro que essa limpeza deve ser diária, ok?! Nada de fazer hoje e esquecer amanhã.

Oreo, meu pet tem remelas avermelhadas’. Fique tranquilo, cara!! A secreção de coloração avermelhada ou amarronzada em volta dos olhos do cachorro é bastante comum e normal, sendo uma reação química entre substâncias encontradas nas lágrimas, que reagem em contato com a luz e resultam nessa pigmentação. Isso é mais comum em pets de pelagem clara, tipo eu, Oreo.

Ainda, algumas raças têm uma quantidade maior de secreção na região dos olhos e problemas oculares, como Lhasa Apso, Shih-Tzu e Pequinês. Esses são os cães com a região ocular proeminente ou dobras e rugas no focinho, as chamadas raças braquicefálicas. Dessa forma, se o seu pet for de alguma dessas raças, dedique maior cuidado na limpeza dos olhinhos dele, combinado?

Como limpar

Antes de qualquer coisa, saiba que não limpar o olho de um cachorro é altamente prejudicial. Mas, o que prejudica também é uma limpeza inadequada, com produtos errados e/ou tóxicos, o que pode colocar em risco a saúde do animal. Se ligue, tutor, no passo a passo que eu fiz para te ajudar a deixar seu amigo de quatro patas sempre com os olhos (literalmente) brilhantes.

  • Com as mãos limpas, mergulhe um algodão limpo em solução fisiológica (soro);
  • Passe o algodão na região ao redor dos olhos do animal;
  • Com os olhos do cachorro fechados, passe o algodão também por cima deles, sem apertar muito;
  • Retire delicadamente rejeitos que tenham se acumulado nos cantinhos;
  • E só!

Viu só como é fácil, humano!! E não leva muito tempo! Ou seja, você não tem desculpas para manter seu cachorro sempre limpo e saudável. Bom, hoje eu fico por aqui, mas volto na próxima semana com mais dicas sobre o maravilhoso mundo dos cachorros. Fui!!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp