BNews Pet

Cãolunista explica os benefícios de brinquedos interativos para cães

ARQUIVO PESSOAL
Saiba quais são os benefícios de oferecer brinquedos interativos para cães  |   Bnews - Divulgação ARQUIVO PESSOAL
Oreo, o Cãolunista

por Oreo, o Cãolunista

Publicado em 25/11/2022, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

Voltei, meus fãs!! Hoje a cãoluna vai ser curtinha, afinal, estamos em clima de Copa do Mundo e eu, Oreo, ainda preciso organizar onde vou assistir aos jogos do Brasil, preparar meus petiscos e cervejas (de cachorro), além de dar um tapa no visual. Mas, preciso contar para vocês sobre os benefícios dos brinquedos interativos na rotina dos seus peludinhos.

Eu fiz AUniversário em outubro e ganhei de presente um jogo super legal de caça aos petiscos. Eu arraso, faço tudo muito rápido. Já meu irmão Chico é hiper lento…burrinho, coitado! (As humanas vão brigar porque falei assim dele…mas, eu nem ligo). Então, estão preparados para conhecer algumas opções de brinquedos legais e que estimulam a inteligência do seu pet?

[Colocar ALT]
Quebra-cabeça para cães

Os brinquedos interativos proporcionam muitos benefícios para cães, principalmente os filhotes, aqueles mais agitados, com sobrepeso e até idosos. Eles estimulam o instinto de caça, além de ser um incentivo à prática de atividade física, aguçando e treinando também o olfato, o equilíbrio e o raciocínio.

Os mais comuns e que com certeza vocês já conhecem são as bolinhas e os comedouros  no estilo slow feeder, que ajudam no controle da ansiedade e na diminuição do consumo de alimentos (meu irmão precisa de um desse - alô, Papai Noeeeeel).

Existem também algumas opções de tapetes e quebra-cabeças, que estimulam o desenvolvimento mental, ajudam no enriquecimento ambiental e desenvolvem coordenação motora e tátil do cãozinho. Eu e meu irmão Chico ganhamos esses presentes - ele o tapete e eu o jogo. Outro exemplo são os frisbees, que a minha amada Atheninha é apaixonada (mais que por mim, eu confesso - que tristeza!!), e as bolinhas, claro!!

Vou listar para vocês cinco benefícios dos brinquedos interativos:

1. Reduz a agitação: muitos cachorros possuem uma agitação absurda, tipo Chico que destruiu o sofá da sala. Os filhotes, de modo geral, têm bastante energia para gastar, podendo até desenvolver ansiedade. Por isso, os brinquedos interativos ajudam a frear um pouco dessa característica, partindo da regra que, quanto maior a ‘dificuldade’ que o ele traz, melhor será para o cão, deixando ele calmo e com a “bateria arriada";

2. Estimula o aprendizado: qualquer brinquedo que ofereça algum tipo de novidade, ajuda os pets a entenderem várias coisas: formatos, espacialidade, cheiros, texturas, associação, além de outros ganhos cognitivos. A dica que eu dou é que você, tutor, tenha uma série de brinquedos para que possa ficar alternando eles, evitando, assim, que seu amigo peludo fique enjoado;

3. Estimula a saúde bucal: dentes, língua e gengiva são o principal recurso motor do cachorro. Por isso, na hora de comprar aquele brinquedo especial, pense sempre nisso e escolha os que ajudam a melhorar a mastigação, fortalecer os dentes e a manter a gengiva saudável;

4. Beneficia o organismo: a maioria dos cachorros corre atrás de uma bola (menos eu, que sou um Border Collie atípico), arrastam brinquedos, pulam de um sofá para o outro, correm a casa toda, etc. Dessa forma, coloque na lista algum brinquedo que ajude no desenvolvimento ósseo do seu pet, que estimule suas articulações, aguçe as habilidades naturais do cão, como atenção e foco;

5. Diminui o tédio e os momentos de solidão: por fim, outra dica preciosa que eu dou a vocês, tutores, é tornar os brinquedos e as brincadeiras parte da rotina do cão. Isso quer dizer que é preciso ter a hora da comida, a hora do passeio e também a hora das brincadeiras. Ao fazer isso, quando você precisar deixar seu pet sozinho, poderá dar um brinquedo a ele, evitando que ele fique muito entediado - e direcione a energia para outras partes da casa. 

Anotou tudo, tutor! Então, eu fico por aqui, mas volto na semana que vem com mais dicas sobre o maravilhoso mundo dos cachorros. E bora colocar a camisa verde e amarela, e torcer para seleção trazer nosso hexa (porque, pelamordedeus, tá difícil, hein?!).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp