BNews Pet

Carrapatos em pets: Especialista explica sobre tratamento natural e remoção manual do parasita

Peggy und Marco Lachmann-Anke por Pixabay
Médica-veterinária fala sobre como fazer remoção correta de carrapatos em pets  |   Bnews - Divulgação Peggy und Marco Lachmann-Anke por Pixabay

Publicado em 03/12/2022, às 06h00   Cadastrado por Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Muitos tutores podem ficar desesperados quando percebem a presença de carrapatos em seus animais de estimação. A primeira reação pode ser achar que pode tirar os parasitas manualmente, mas, a médica-veterinária Ariane Lacerda não aconselha o ato. Para ela, qualquer técnica ou medicamento deve ser, anteriormente, avaliada por um profissional. 

"A recomendação é não remover o carrapato. O correro é entrar com medição específica para o parasita morrer e cair porque se o aparelho bucal ficar no pet pode causar processos inflamatórios no paciente", explicou Ariane. 

Os remédios que atuam para combater os carrapatos, segundo a médica-veterinária, não necessitam de receita para aquisição, contudo, ela recomenta que haja uma avaliação por um médico-veterinário, uma vez que, estes parasitas são transmissores de doenças.

Caso os tutores pesquisem, encontrarão diversas técnicas sendo ensinadas sobre como tirar os carrapatos com uma pinça. Essa, porém, não é a forma ideal de eliminar os parasitas do corpo do animal. "Não recomendo a remoção manual do carrapato, visto que, existe a possibilidade do aparelho bucal do parasita ficar aderido a pele do animal e causar desconforto, coceira, irritação e consequentemente feridas", reforçou Ariane.

"Existem medicamentos tópicos, coleiras e orais indicados para a espécie que podem ser utilizados de maneira segura, conforme orientação do fabricante, que auxiliam no controle dos ectoparasitas", acrescentou.

Sobre tratanemento natural, Ariane Lacerda comentou: "Existem trabalhos que utilizam o spray a base de neen (Azadirachta indica) para auxiliar no controle do carrapato marrom uma vez que este funciona como repelente, porém necessita de reaplicação constante". 

A médica-veterinária reafirmou que o ideal é ir em busca de um especialista "para auxiliar na melhor escolha para seu animalzinho". 

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp