BNews Pet

Cérebros dos gatos estão diminuindo pela convivência com humanos, aponta estudo

Reprodução/Redes Sociais
Segundo o estudo, a medida dos cérebros dos gatos domésticos modernos estão menores em comparação a dois de seus ancestrais  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 05/02/2022, às 14h15   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Um estudo realizado pelos pesquisadores da Universidade de Viena e do Departamento de Ciências Naturais dos Museus Nacionais da Escócia, e publicado pela revista  “Royal Society Open Science”, concluiu que os cérebros dos gatos vêm sofrendo alterações significativas e diminuindo de tamanho por conta da convivência com os humanos.

Segundo os pesquisadores, as medidas cranianas dos gatos domésticos modernos estão menores em comparação a dois de seus ancestrais selvagens mais próximos, os gatos selvagens africanos (Felis lybica) e europeus (Felis silvestres).

Os pesquisadores descobriram que o tamanho do crânio e, portanto, o do cérebro, em gatos domésticos diminuiu significativamente ao longo dos últimos 10 mil anos, se comparados aos dos ancestrais selvagens. A pesquisa mais recentes mostra que o cérebro de gatos domésticos sofreu uma redução de até 25% em comparação aos gatos selvagens.

Leia também:

Homem muda vida de gatinho encontrado com olhos marejados de medo embaixo do carro
Tutora usa redes sociais para procurar cadela que desapareceu no Itaigara

Mas isso, não significa que o gato doméstico tenha ficado menos inteligente do que uma espécie selvagem. Todos esses dados mostram que a domesticação dos animais teve grande efeito na evolução dos gatos durante milhares de anos, um fenômeno semelhante pode ser observado em outras espécies.

A mansidão dos gatos domésticos pode ter influenciado na forma como esses felinos se desenvolvem. A pesquisa sugere que essas mudanças podem começar já no estágio embrionário, quando o animal está apenas começando a desenvolver células da crista neural, algo que somente os vertebrados possuem e que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do sistema nervoso.

O objetivo das pesquisas busca trazer compreensão das mudanças causadas pela domesticação e para a conservação de espécies selvagens ameaçadas pela hibridação com animais domésticos.

Leia Mais:

Tutor se isola ao testar positivo para Covid-19 e cachorro passa dias na porta do quarto; assista
Criança tampa as orelhas de cachorro durante queima de fogos; veja vídeo
Com medo de pit bull, homem se pendura em barra de ferro de casa; veja vídeo

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp