BNews Pet

Saiba identificar quando seu cachorro tem hiperatividade ou déficit de atenção

Arquivo Pessoal
Cãolunista dá dicas para tutores identificarem hiperatividade e déficit de atenção nos peludos  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 04/02/2022, às 06h00   Oreo, o Cãolunista


FacebookTwitterWhatsApp

Você sabia, humano, que existe diagnóstico de TDAH para cachorros?? Isso mesmo! É possível saber se aquela agitação do seu amigo peludo é normal ou se ele tem hiperatividade. Ou se a perda de foco dele é sinal de déficit de atenção. Pois bem!! Eu, o Cãolunista, ainda não passei por nenhuma avaliação desse tipo, mas meus humanos dizem que perco o foco com a maior facilidade. E é verdade!!

[Colocar ALT]
Oreo - Foto: Arquivo Pessoal 

No entanto, essa área é de muita divergência mesmo dentro da comunidade científica. Mas, um estudo da Universidade de Helsinque e do Centro de Pesquisa Folkhälsan mostra que é possível fazer uma avaliação de um hemograma canino para determinar se o animal tem hiperatividade ou algum problema associado à falta de atenção.

Outros estudos, estes realizados no Canadá e Estados Unidos, chegaram à conclusão que a hiperatividade e a perda constante de foco são características principalmente das raças Husky Siberiano e Pastor Alemão (me safei, hein?!).

Tudo seria causado pelo encurtamento do gene DRD4, responsável pela absorção da dopamina no animal (mas, não vamos entrar nesse aprofundamento, porque ainda não aprendi Química e Biologia na creche).

As causas da hiperatividade em cães podem ser diversas, entre elas:

  • Problemas de comportamento;

  • Questões nutricionais;

  • Exercício insuficiente.

[Colocar ALT]
Foto: Pixabay

No entanto, essa hiperatividade não tem relação com o TDAH, que é muito mais complexo. A agitação comum de um cachorro é algo normal, que não deve preocupar o tutor. Mas, quando há a suspeita de um TDAH, outras questões, além da hiperatividade, estão envolvidas, como: (i) impulsividade; (ii) medo; e (iii) sensibilidade a ruídos. Esses comportamentos podem prejudicar, inclusive, a relação entre dono e animal.

A diversidade de estudos nessa área é grande, muito em razão de os distúrbios serem decorrentes de fatores tanto genéticos quanto ambientais. Ou seja: o cão pode nascer assim ou se tornar assim. Entenderam!? Apesar de eu não saber muito sobre esse tema, porque ainda sou pequeno, vou me atentar aqui a fatores biológicos, hereditários, ok?

Lembram daquele gene DRD4, responsável pela absorção da dopamina. Quando há deficiência nesse processo, o cão hiperativo tende a perder o foco em muitas atividades ou ter dificuldade de focar por mais tempo, o que pode levar às causas do TDAH. E aqui surge uma coisa que me espantou: os estudos indicam que a saúde intestinal do animal tem importante papel no controle da hiperatividade. (Como assim meu cocô se relaciona com a forma como eu me comporto???). 

Calma, humanos, eu vou explicar!! Pulemos a parte dos níveis de triptofano e vamos logo para a conclusão: há uma diferença nas bactérias intestinais do cachorro hiperativo. Então, se um cachorro está estressado, por exemplo, isso impacta na saúde intestinal, que impacta, por sua vez, na hiperatividade e no foco do animal.

Infelizmente, não existem medicamentos para tratar um cachorro hiperativo. O que eu posso dizer aqui é que você, tutor, mantenha seu cão sempre com vacinas e exames em dia, além de proporcionar a ele um ambiente seguro, tranquilo e relaxado (cabeça boa é igual a intestino ok, que leva a um comportamento bom…entenderam a relação?!).

Dessa forma:

  • Verifique se o cachorro está fazendo exercício regularmente, como caminhadas ao ar livre;

  • Estimule a inteligência do seu amigo peludo, com o uso, por exemplo, de quebra-cabeças, brinquedos ou atividades ao ar livre que apele aos instintos naturais dele;

  • Tente dar um emprego ao cachorro (eu NÃOOOO quero emprego, viu, humanos. Estou ótimo luxando aqui na vida boa!), direcionando a energia dele para outro lugar, como tarefas para exercitar o foco;

  • Alimente seu cão com uma dieta equilibrada. Para saber quais alimentos oferecer, procure sempre um especialista.

Agora, que já trabalhei escrevendo essa cãoluna (viram, humanos, meu trabalho!?), eu vou voltar ao meu soninho da beleza. Na semana que vem teremos mais dicas sobre o mundo dos cachorros! Fui!!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp