BNews Pet

Janeiro Branco: Confira seis dicas para cuidar da saúde mental do seu pet

Reprodução
Assim como os humanos, os pets também precisam de cuidados com a saúde mental  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 16/01/2022, às 07h00   Whaley Emmanoel


FacebookTwitterWhatsApp

A saúde mental tem sido bastante discutida por médicos e pela sociedade como um todo, especialmente depois de um ano atípico como 2020. Para trazer foco e reflexão sobre a importância de cuidar das emoções, desde 2014, o Brasil realiza a campanha "Janeiro Branco". E, se engana quem pensa que são somente os humanos que precisam de atenção quando o assunto é saúde mental. Nossos pets também necessitam desse cuidado.

Assim como os tutores, os animais também podem sofrer com ansiedade, depressão e estresse. Os animais deixam de comer adequadamente, ficam mais susceptíveis ao desenvolvimento de doenças o que pode provocar desvios comportamentais e até mesmo problemas físicos. Pensando nisso, o Bnews juntamente com o medico-veterinário, João Carlos Neves, trouxe algumas dicas que ajudarão a manter a saúde mental do seu animal de estimação em dia. Confira:

  • Motivação

Descubra o que motiva o seu animal. Na grande maioria os cães são motivados pela comida. Portanto, as atividades que os desafiam a trabalhar por suas refeições serão muito gratificantes para eles.

  • Rotina

Separe um tempo para realizar atividades com seu pet, como brincadeiras, e até mesmo para ensinar um novo truque. Essa é uma oportunidade de estreitar os laços e que fará muito bem para a saúde mental do animal.

  • Brinquedos

Tente trocar com frequência os brinquedos do seu animal. Para manter seu cão entretido. Caso não consiga trocar com tanta frequência, tente fazer os antigos parecerem novos.

Os brinquedos inteligentes são ótimos aliados para distrair os cães quando eles estão sozinhos.  Existem itens especiais que permitem deixar petiscos escondidos, o que garante entretenimento para os cães durante o período. No caso dos felinos arranhadores e bolinhas são indispensáveis. 

  • Tempo longe do tutor

Caso o seu pet não esteja acostumado com você em casa o tempo todo, eles podem precisar de um espaço extra longe de você e isso é absolutamente normal. Não é só os humanos que precisam tirar um tempo para si, o pet também precisa.

  • Socialização

Os cães gostam de interagir com pessoas diferentes e outros animais, assim é fundamental que ele tenha em sua rotina momentos que permitam essa atividade. Assim como os passeios ao ar livre que além de serem um excelente exercício físico permitem que o animal gaste energia e contribuí para a manutenção do bem-estar.

  • Médico-Veterinário

Se o tutor identificar qualquer mudança no comportamento do animal, como apatia, perda de apetite, falta de interesse em atividades que antes faziam parte da rotina, dificuldade para dormir, vocalização excessiva, arranhadura em local inadequado, entre outros sinais, é fundamental buscar a orientação do médico-veterinário. O profissional poderá avaliar e identificar as causas do problema orientando o tutor no tratamento do pet.

Leia Mais:

Entenda o que é ansiedade de separação canina e saiba controlar um pet ansioso

Relembre ex-participantes que se envolveram em polêmicas no BBB ao citar maus tratos a animais no programa
Cão ansioso? Saiba como identificar e tratar a ansiedade canina

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp