BNews Pet

Pet grávida? Saiba quando a cesariana é a melhor opção

Divulgação/Zelão Dog
Cesariana canina pode ser a opção mais viável em alguns casos  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Zelão Dog
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 11/09/2023, às 08h50


FacebookTwitterWhatsApp

A cesariana em cadelas tem sido um procedimento cada vez mais adotado por ser uma medida confiável em muitos casos. Assim como acontece nos humanos, a cesárea é feita para não colocar a vida do filhote e da mãe em risco, mas, apesar disso, nem todas as pets precisam ser submetidas a essa intervenção cirúrgica.

A cesárea é um procedimento relativamente simples, mas os partos normais ainda são prioridades. Contudo, algumas vezes é necessário que haja a intervenção e, para a diminuição dos riscos, é importante que as doguinhas grávidas façam um pré-natal completo.

O médico-veterinário, Dr. Ricardo Shimizu, do Veros Hospital Veterinário, ao BNews, explicou quando é necessário optar pela cesariana e sobre os cuidados pós-cirúrgicos.

“A cesariana é necessária quando o filhote é muito grande para passar pelo canal pélvico da mãe, ou quando, depois de entrar em trabalho de parto, ela não consegue parir os filhotes e estes começam a entrar em sofrimento fetal”, explicou. Shimizu ainda acrescentou: “Todo esse processo deve ser acompanhado por um médico veterinário e por exames para determinar o momento correto de indicar uma cesariana”.

Mesmo sendo um método para gerar segurança, Dr. Ricardo pontuou que não é ideal agendar cesárea com muita antecedência, pois pode gerar sérios riscos aos filhotes.

“Alguns casos podem ser agendados, quando existe o histórico de cesarianas anteriores, histórico de fraturas pélvicas antigas. De qualquer forma, não é possível agendar com muita antecedência, o momento ideal deve ser determinado por exames de ultrassonografia e exames clínicos da mãe. Realizar a cesariana prematuramente, geralmente leva os filhotes à óbito”, disse.

Mas, tudo são flores?

A cesariana, geralmente, é um procedimento seguro, contudo, pode ter algumas consequências. Segundo o médico-veterinário, mesmo depois de acordar, a cadela ainda estará sedada, então pode demorar mais para reconhecer os filhotes e conseguir amamentar. “Outra situação que pode acontecer é a cadela não aceitar os filhotes após a cesariana”, comentou.

Cuidados pós-cirúrgico

Shimizu explicou que, como qualquer outra cirurgia, a cesariana também requer cuidados como medicações para dor, inflamação e contra infecções.

“Precisa também ter cuidado com os pontos que ficam muito próximos das mamas. As medicações precisam ser específicas para animais que irão amamentar, pois alguns medicamentos podem passar pelo leite e afetam os filhotes”, finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp