BNews Pet

Como proteger seu animal de estimação dos fogos de artifício

Reprodução / Redes Sociais
Os ruídos dos fogos de artifício pode causar ansiedade em cães e gatos  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 22/12/2023, às 17h30


FacebookTwitterWhatsApp

Com a chegada das festividades de fim de ano, é comum a presença dos fogos de artifício, que deixam os tutores preocupados quanto à segurança de seus animais de estimação. 

A veterinária Karin Botteon, gerente técnica da Boehringer Ingelheim, explicou como esses sons podem deixar os pets desconfortáveis. "Os animais possuem uma capacidade auditiva muito superior à dos humanos, podendo detectar uma gama mais ampla de frequências e distâncias. Isso explica a sensibilidade aos barulhos altos e repentinos dos fogos de artifício, que podem acabar incomodando muito os bichinhos", iniciou.

Karin sugeriu algumas maneiras para que os tutores possam proteger seus petsdesses ruídos. "No caso de animais que já apresentam fobia aos fogos de artifício, aconselha-se criar um ambiente seguro e confortável para eles durante esses eventos. Isso pode incluir manter o animal dentro de casa, em um local onde possa se sentir protegido, como uma toca ou casinha. Também vale usar música ou televisão para abafar os ruídos externos e, se possível, climatizar o ambiente para maior conforto do animal. É importante também garantir que o pet tenha identificação visível, como uma coleira com informações de contato, especialmente para animais com tendência a fugir", comentou.

A profissional também indicou que os tutores acostumem os pets com os sons das bombas, através de vídeos em volume baixo que reproduzem o som dos fogos de artifício. Ela também destaca a importância de manter um ambiente mais tranquilo, para que o animal fique mais calmo com o passar do tempo.

Confira:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp