BNews Pet

Saiba como proteger seu pet do barulho dos fogos de artifício

Foto Ilustrativa/Pixabay
Especialista dá dicas para deixar seu pet tranquilo durante os fogos de artifício  |   Bnews - Divulgação Foto Ilustrativa/Pixabay

Publicado em 10/06/2022, às 10h11 - Atualizado às 16h59   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Os tutores de pets, principalmente de cães, devem ficar atentos durante o período junino, já que ainda existe o hábito do uso de fogos de artifício nessa época do ano. O barulho excessivo produzido pelos fogos causa grande incômodo nos animais de estimação, fazendo com que eles reajam, muitas vezes, de forma que coloquem sua própria segurança em risco. 

As reações dos pets podem variar desde tremores, vocalização e o desejo de ficar escondido, até quadros mais graves como fuga do domicílio, desmaios e convulsões. Para ajudar, seguem 5 dicas que quando colocadas em prática podem ajudar a acalmar e manter seu pet seguro nesse momento tão estressante para ele:

1. Uso de petiscos

O reforço positivo com petiscos é uma ótima forma de associar o barulho a algo bom. Quanto mais jovem o seu pet for, mais fácil de reduzir ou até mesmo cessar a fobia do barulho. Então escolha o petisco que mais atrai o seu pet e vá oferecendo quando houver o barulho. É possível até mesmo reproduzir o som propositalmente em casa através de vídeos, começando baixo para que ele vá se acostumando e ao mesmo tempo oferecendo o petisco, e aos poucos vá aumentando o volume do som.

2. Certifique-se de que não há possibilidade de fuga

No momento do desespero, alguns pets tentam fugir do barulho a todo custo e se encontrarem brecha podem acabar fugindo ou até mesmo pulando de janelas altas, consequentemente se acidentando gravemente. Então mantenha seu pet sempre dentro do domicílio e se assegure que não existe nenhuma possibilidade de fuga.

Leia Mais:

Criança tampa as orelhas de cachorro durante queima de fogos; veja vídeo
Cachorro com medo de fogos: Especialista ensina como acalmar o animal com a técnica do pano
Cachorro foge ao se assustar com fogos de artifício e família o encontra graças a um item no cão

3. Enriquecimento ambiental

Deixe diversos brinquedos atrativos disponíveis para seu pet e coloque sons calmantes em volume alto para tentar distrair do barulho. O óleo essencial de lavanda também possui efeito calmante e pode ser utilizado em difusores ou aplicar algumas gotas nos locais em que seu pet gosta de ficar.

4. Deixe que seu pet escolha o local que quer ficar

Permita que seu pet escolha o cômodo que se sente mais confortável e seguro. Caso ele prefira ficar embaixo de camas ou se esconder em outros locais pela casa, respeite a vontade dele e deixe-o onde ele se sente mais seguro.

5. Florais e homeopáticos

Outra opção interessante é o uso de florais ou homeopáticos prescritos previamente pelo Médico Veterinário que acompanha o seu pet. O uso deve ser iniciado com algumas semanas de antecedência do período festivo para que tenha o efeito desejado e pode até mesmo ser intensificado no dia para um efeito maior. Aproveite a consulta de checkup do seu pet com o Médico Veterinário e converse com ele a respeito da situação para que ele avalie qual o medicamento mais indicado para ele nesse momento.

* Escrito por Gabriela Schramm, médica-veterinária da Pet Master

Confira algumas dicas em vídeo de como acalmar cachorros com medo de fogos de artifício:

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp