BNews Pet

Comovente: Mulher é impedida de viajar com seu cachorro de apoio emocional; veja vídeo

Reprodução / TikTok @pa_servirleausted
O caso aconteceu no México e o vídeo do momento viralizou nas redes sociais  |   Bnews - Divulgação Reprodução / TikTok @pa_servirleausted

Publicado em 12/08/2023, às 10h38 - Atualizado às 11h19   Cadastrado por Edvaldo Sales



Uma mulher com um cachorro de apoio emocional foi retirada de um voo no México, na última quinta-feira (10). De acordo com testemunhas, a focinheira do animal teria caído, o que impediu que o pet a usasse. 

Um vídeo comovente que viralizou nas redes sociais mostra a mulher sendo retirada do avião. Visivelmente abalada com a decisão da companhia aérea Viva Aerobús, a tutora do animal chora compulsivamente.

Comovidos com a situação, outros passageiros dão apoio à garota e discutem com os operadores do voo sobre o motivo de não deixar o cachorro viajar ao lado da jovem. 

Não há confirmação se a mulher pode viajar com o animal. Até o momento da publicação desta matéria, Viva Aerobús não havia se pronunciado.

Assista ao vídeo: 

@pa_servirleausted ¿Qué opinan? @vivaaerobus baja a pasajera con mascota de apoyo emocional porque al perrito se le cayó el bozal, ya no se lo pudo poner porque el perrito se puso muy nervioso. Vean cómo no es muy fácil de encontrar en su página la reglamentación para viajar con mascotas. Yo viajando siempre con mis perros ya viví lo que es que no me dejarán subir porque no les parecía que mi transportadora fuera lo suficientemente grande para mi perra (habiendo viajado muchas veces con la misma perra y la misma transportadora. #vivaaerobus#vivaaerobusmexico#mascotas#apoyoemocional#fyi#perrostiktok#perros#vuelo♬ sonido original - Carlos Valadez

É permitido viajar com animal de apoio emocional?

Em alguns países, como os Estados Unidos, o transporte de animais de apoio emocional já é autorizado desde 1986, sem restrição de espécies.

Por outro lado, no Brasil não existe nenhuma legislação acerca do tema e fica a cargo das companhias aéreas estabelecerem as suas próprias regras. Empresas como Azul, Gol e Latam, por exemplo, consideram apenas os cães como animais de apoio emocional.

Já animais de outras espécies devem embarcar como um pet comum, dentro da caixa de transporte ou mesmo no compartimento de carga.

Ao contrário de um cão de serviço, como um cão-guia, por exemplo, um cão de apoio emocional não precisa receber nenhum treinamento específico. Contudo, é necessário que o tutor receba um atestado médico que comprove a necessidade de ter um animal de apoio emocional.

Além disso, o pet deverá passar por uma Terapia Assistida por Animais (TAA), estudos mostram que a companhia de animais ajuda a amenizar efeitos de depressão, ansiedade, entre outros.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp