BNews Pet

Presença de cães de apoio emocional em locais coletivos e meios de transporte pode virar lei

Foto Iustrativa/Pixabay
Câmara passa a avaliar projeto que permite cães de apoio emocional em locais públicos ou privados  |   Bnews - Divulgação Foto Iustrativa/Pixabay

Publicado em 06/06/2022, às 09h40   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

As pessoas que possuam deficiência mental, intelectual ou sensorial e precisam de um cão de apoio emocional poderão passar a ter direito de ingressar em locais públicos ou privados, como meios de transporte, com o animal. O projeto, aprovado pelo Senado no último dia 24, seguiu para a Câmara dos Deputados. O assunto ainda gera polêmica e  não é incomum notar tutores e seus animais sendo barrados em alguns ambientes

De acordo com o texto, considera-se cão de apoio emocional o animal doméstico de pequeno porte, com no máximo 10 quilos, que não seja notoriamente perigoso, feroz, venenoso ou peçonhento, e que seja transportado em caixa apropriada. Além disso, o projeto proíbe o uso desses animais para fins de defesa pessoal, ataque ou intimidação.
Segundo o autor do projeto, senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), não há legislação voltada para o cão de apoio emocional, "o que causa enorme transtorno às pessoas com deficiência, que precisam recorrer à Justiça para conseguir o direito de ingressar em locais públicos e privados na companhia de seus animais".
Leia Mais:
Passageiro com autismo busca liminar para levar cão de assistência emocional em voo
Justiça concede a passageira direito de embarcar com pet de apoio emocional em voo
Justiça autoriza que passageiro autista embarque em avião com seu cão de suporte emocional
Diferente do cão-guia, que atua como um assistente para os deficientes visuais, o cão de apoio emocional funciona mais como um animal de companhia, mas vai além. "O apoio emocional que esses animais propiciam para seus tutores é notório. Quando se trata de pessoas com deficiência mental, intelectual ou sensorial, o benefício psicológico e emocional é ainda superior", afirmou o relator do projeto, Romário (PL-RJ).
"Há, inclusive, abordagens terapêuticas com animais que vêm se mostrando promissoras, com bons resultados sobre a comunicação, a interação social, a diminuição de crises de ansiedade e diversas outras melhorias no quadro clínico das pessoas com deficiência", acrescentou o relator. 
* Com informações da Agência Brasil.
Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp