BNews Pet

Condição rara faz com que cachorro seja sucesso na internet; veja fotos

Reprodução/Instagram @blazethedog__
Cachorro com condição rara conscientiza pessoas sobre doença  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @blazethedog__

Publicado em 09/04/2022, às 15h16   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O cão da raça retriever labrador, chamado Blaze, com o avançar da idade foi diagnosticado com vitiligo, uma condição rara em cachorros. O animal, que tinha pelagem totalmente preta, vive em Parola, na Finlândia, a 110 km da capital Helsinque. O cachorro continua muito bonito e faz muito sucesso na internet, tendo mais que 14 mil seguidores no Instagram. 

Aos 10 anos de idade, Blaze começou a apresentar os primeiros pelos brancos ao redor do focinho. Contudo, seu tutor, Santeri Frilander, acreditou ser apenas um sinal natural da idade. Com o passar do tempo, os pelos descoloridos começaram a tomar o seu rosto e isso intrigou o dono do animal. 

Condição rara

Santeri conhecia alguns cães que nasceram com Blaze na mesma ninhada e foram adotados por famílias da vizinhança e nenhum deles estava apresentando embranquecimento dos pelos. O fato fez com que o dono de Blaze procurasse um médico-veterinário para avaliar o doguinho. Foi então que o animal foi diagnosticado com a doença.

Mesmo com a idade avançada, Blaze continua muito ativo. Ele gosta muito de correr e brincar e um dos seus passeios preferidos é caminhar pela floresta que cerca a cidade. Os novos pelos brancos de Blaze estão longe de ser um problema para ele ou sua família.

Leia Mais:

Cadela de raça incomum vira atração em cidade e é confundida com outro animal; confira fotos
Em passeio com tutora, cachorro é confundido com pão; veja fotos
Conheça Tucker, cachorro de aparência incomum que adora sorrir

Na verdade, os tutores acabaram gostando da novidade pois o cão sempre adorou nadar e mergulhar, mas, antes, ficava praticamente invisível quando saltava nos lagos da região. Agora o rosto esbranquiçado ajuda a identificar o doguinho na água. 

Blaze tem um irmãozinho mais velho chamado Punto, que é um chihuahua sênior e que também ja ficou grisalho, porém, apenas por causa da velhice. Punto não estranhou a mudança do irmão e a relação deles continua a mesma: Punto manda e Blaze obedece, mesmo o pequeno pesando pouco mais de 1 kg e o labrador quase 25 kg.

Cachorro com condição rara conscientiza pessoas sobre doença
De visual novo, o cachorro até contribui para campanhas de conscientização da doença, não apenas em cães mas também em humanos. As manchinhas continuam se espalhando e Blaze, atualmente, tem pelos brancos no rosto, nos ombros, nos braços, no peito e em uma parte do rabo.

"Ninguém precisa ser igual para ser normal: Blaze é a prova de que a diferença é bela", afirmou Salteri.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp