BNews Pet

Confira dicas para amenizar calor dos animais de estimação

Reprodução/Instagram (@ap0l0pug)
Especialistas dão dicas para evitar que seu pet passe perrengue no calor  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram (@ap0l0pug)

Publicado em 07/08/2022, às 16h12   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Se os humanos não suportam o calor e precisam dar um jeito de se refrescar, imagine os animais. A diferença é que os pets precisam de um certo apoio dos tutores para conseguir aliviar o desconforto causado pelas altas temperaturas. Para saber como amenizar o sofrimento dos aumigos no tempo quente, confira algumas dicas do presidente do comitê consultivo da clínica de animais de estimação, Manel Oms.

Para refrescar

De acordo com o especialista, colocar gelo na água ou fazer caminhadas mais curtas são algumas das estratégias que podem fazer com que os animais de estimação não sofram tanto com o calor. Oms aconselha também a levar os bichos para passear com mais frequência, contudo, esses passeios devem ser curtos.

"Devemos sair nos momentos mais frios, fazer caminhadas curtas, trazer água, refrescar o animal colocando água nas áreas onde ele tem menos pêlos. Tudo isso os ajudará a não ter um momento tão difícil”, disse, ao jornal RAC1.

Já segundo a especialista do Hospital Veterinário da Catalunha Sara González, os passeios devem ter uma atenção especial, já que as patas dos cães costumam ser bastante sensíveis e acabam não suportando a alta temperatura do asfalto. Em razão disso, a especialista não aconselha sair com o cão pela manhã.

Sozinhos em casa

Tutores que costumam deixar os animais de estimação sozinhos em casa devem estar atentos ao tempo em que permanecem longe do cão e lembrar de refrescar a água do bicho com gelo antes de sair. Além disso, os especialistas aconselha a manter todas as portas sempre abertas.

"Se tivermos ar condicionado, não há problema, mas se não, eles devem estar em uma área o mais fresca possível e com água. Eles também não podem ser deixados em salas pequenas sem ventilação", orientou González.

Ansiedade

Não são só os humanos que sofrem de crise de ansiedade. No mundo animal, este é um problema muito comum. Por isso, caso seu pet apresente algum sinal de abusasse, a primeira coisa a se fazer, segundo Manel Oms, “é tranquilizar o animal e tentar mergulhar suas pernas, barriga e áreas sem pêlos. Em casos de ataques de ansiedade, o calor não é o único problema, também é influenciado pela angústia causada pelo mesmo ataque”, destacou.

Além disso, os donos de animas de raças que costumam ter um nariz chato, como buldogues franceses ou gatos persa, devem estar também atentos à respiração dos pets.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp