BNews Pet

Você sabe o que é caudectomia? Descubra porque a prática é proibida

Divulgação
O BNews Pet conversou com um especialista para entender porque a prática é prejudicial à saúde do animal  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 03/08/2022, às 06h00   Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Caudectomia é o termo técnico que se dá ao procedimento de se cortar a cauda de algumas raças de cachorros, como rottweiler o doberman. Essa prática era usada para fins estéticos e também como estratégia, pois se o cão atacasse um invasor ou um criminoso outra pessoa não conseguiria puxar ou segurar o animal pela cauda, como explicou ao BNews Pet o médico-veterinário Fernando Oliveira.

O especialista alertou ainda para os perigos do procedimento, já que a cauda do cachorro é uma continuação da coluna vertebral. “Ali existem terminações nervosas e vasos sanguíneos de calibres grandes”, explicou.

Oliveira ressaltou que o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) proíbe o corte de caudas, salvo uma necessidade, como alguma patologia, neoplasia ou alguma fatura. O órgão proíbe também o corte de orelha, que se chama conchectomia, para fins estéticos.

cachorro
Pixabay 

Por fim, o médico-veterinário classificou a prática como defasada e falou que o animal pode ter problemas de saúde ocasionados pela caudectomia . “O animal poder sim desenvolver algum tipo de problema, uma vez que essa amputação seja de forma aleatória e não seja feita por um profissional, caso haja a necessidade”, esclareceu.

“A complicação de uma caudectomia feita de forma não profissional pode causar alguma infecção, que ali, como é a terminação da coluna, pode vir a ter até alguma alteração neurológica ou meningite”, completou o Dr. Fernando.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp