BNews Pet

Alimentar cães com carne crua pode ter consequência fatal para tutores, diz pesquisa

Foto Ilustrativa/Pixabay
Alimentar cães com carne crua pode ser prejudicial tanto para pets quanto para saúde do tutor  |   Bnews - Divulgação Foto Ilustrativa/Pixabay

Publicado em 28/07/2022, às 11h31 - Atualizado às 11h33   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Alguns tutores tem cães têm preferido alimentar seus pets com carne crua em vez de ração ou comida cozida. A ideia, porém, não é aconselhada pelos especialistas, principalemente, se essa carne for preparada em casa. A alimentação desses animais com carne crua pode ter consequências sérias para a saúde humana, segundo uma pesquisa feita por especialistas da Universidade de Bristol.

Segundo a pesquisa, a carne crua contém bactérias resistentes a medicamentos e alimenta superbactérias que matam cerca de 700 mil britânicos por ano. Além disso, o estudo revelou que os pets que recebem esse tipo de alimento estão mais sujeitos a excretar cepas de Escherichia coli (E. coli), bactéria que pode causar sérios danos.

Autor do estudo, o professor Matthew Avison explicou: "E. coli é uma bactéria generalizada encontrada nos intestinos de todos os seres humanos e animais. No entanto, é uma causa comum de muitas doenças, incluindo infecção do trato urinário e pode causar doenças graves, incluindo sepse, caso se espalhe para outras partes do corpo".

Apesar da dieta da moda prometer ser mais nutritiva e energética para os cães e também ajudar a fortalecer a pelagem do pet, o professor mostra uma forte preocupação com a bactéria, que pode ser transmitida de cão para o humano. "Devemos fazer tudo o que pudermos para reduzir a circulação de E. coli e outras bactérias criticamente importantes e resistentes a antibióticos", afirmou.

O estudo apontou que essas bactérias podem ser repassadas de cães para tutores através de interações cotidianas. A coautora da pesquisa, a professora Kristen Reyher disse: "Os donos de animais de estimação devem ser encorajados a praticar uma boa higiene e não dar comida crua ao seu cão pode fazer parte disso".

Ela ainda acrescentou: "Todos nós podemos fazer nossa parte para diminuir a resistência aos antibióticos e seus terríveis efeitos na saúde humana e animal".

O estudo foi publicado no Journal of Antimicrobial Chemotherapye na One Health.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp