BNews Pet

Conheça a mulher que já resgatou mais de 2 mil animais em Salvador

Arquivo Pessoal
Constança Costa resgatou mais de 2 mil animais em Salvador desde 2001  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 08/03/2022, às 08h36 - Atualizado às 09h00   Milena Ribeiro



Mãe de um filho e autônoma, Constança Costa, 47 anos, é responsável por mudar o destino, provavelmente cruel, de mais de 2 mil animais em Salvador. Ao BNews, ela relata que tudo começou há mais de 20 anos, quando ela resolveu dar um novo sentido a sua vida e fundou o Doce Lar, uma instituição que resgata, ajuda e prepara animais para uma adoção responsável.

Segundo Constança, um triste acontecimento despertou nela a vontade de ajudar os animais. “Me deparei, em 2001, com uma cena que me fez tomar uma atitude imediata. Quatro crianças estavam segurando uma cadelinha e queimando a orelha com um isqueiro. Essa cadelinha, que dei o nome de PPS, foi meu primeiro resgate e a transformação que ocorreu com ela foi tão linda que percebi o quão maravilhoso seria resgatar animais carentes, cuidar, tratar e doar. Salvando vidas”, diz Constança.

Em 21 anos de atuação, a ONG possui cerca de 400 animais. De acordo com Constança, ela já perdeu as contas de quantos cães e gatos foram resgatados, mas em média, 2.400 bichinhos já passaram pela instituição.

Conheça a mulher que já resgatou mais de 2 mil animais em Salvador

Não é fácil trabalhar no resgate de seres que ninguém quer somente por causa da aparência deles. Empatia é o forte de Constança e não há como negar. Para ela, o que a motiva a continuar ajudando esses animais, mesmo com todas as dificuldades, é perceber o quão nobre eles são. Ela afirma que o comportamento cheio de lealdade, amor e gratidão que eles têm ao ser cuidados com tanta dedicação por alguém faz com que ela não pense em desistir dessas vidas.

Apesar de ser um trabalho muito bonito e digno, não é fácil. A falta de apoio do poder público dificulta ainda mais a execução dos serviços. Trabalhar em tantos casos distintos e com tantos animais podendo contar apenas com os seus próprios recursos e doações de seguidores e simpatizantes do projeto é um desafio.

Leia Mais:

Abrigos de animais relatam falta de apoio público: “As ONGs fazem o papel que o Estado deveria fazer”
Dia de adotar um pet: Ação acontece em Salvador e Lauro de Freitas neste sábado (22)
Vídeo: Saiba o que fazer ao adotar um animal de estimação

A rotina é cheia e Constança precisa se desdobrar para dar conta. “Recebemos cerca de 70 pedidos de socorro por dia, aproximadamente 300 mensagens, pedindo ajuda, resgate, orientação, indicação ou adoção”, disse. Inegavelmente, são muitos os desafios que ela enfrenta diariamente, mas, mesmo com as dificuldades ela não desiste de proporcionar cuidados a esses animais que não possuem lar fixo, dando-lhes comida, carinho e suporte.

O trabalho está cada vez mais intenso, mas o reconhecimento também andou junto com todo esse esforço. Atualmente, o Instagram do Doce Lar soma mais de 200 mil seguidores e esse crescimento se deve a tamanha dedicação da gestora.

“Não damos conta de atender toda essa demanda, então tentamos aplacar os casos mais graves, que envolvam iminência de morte ou grande sofrimento. Resgatamos, tratamos, cuidamos, recuperamos a dignidade, saúde e auto estima, e colocamos para adoção”, conta.

Conheça a mulher que já resgatou mais de 2 mil animais em Salvador desde 2001

Mesmo mudando a vida de diversos animais, Constança ainda sonha em ter maiores recursos para poder atender todas as demandas que chegam até ela, principalmente àquelas que envolvam dor e sofrimento ao animal. Ela ressaltou também que o seu maior sonho é que o direito dos animais seja reconhecido e respeitado por toda a sociedade.

“Sonhamos também com o dia que o poder público assuma de fato o seu papel de tutor dos animais carentes e, não podendo agir diretamente, forneça recursos às ONGs para que protejam e defendam os animais necessitados”, almeja.

Sendo desafiada diariamente, Constança não pensa em parar e garante que continua sonhando em ajudar cada vez mais esses pets.

Constança Costa atua na área de proteção animal em Salvador desde 2001

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp