BNews Pet

Festas juninas: Quais comidas meu cachorro pode comer? Especialista explica

Pixabay
O período é marcado não apenas pelo forró, mas também pela fartura, mas quem tem cães em casa precisa ficar atento  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 02/06/2022, às 14h10 - Atualizado às 14h19   Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Se tem uma coisa que é consenso entre todos aqueles que amam São João é que as comidas típicas são as melhores de qualquer outra data do ano. Em muitos lares, o período é marcado não apenas pelo forró, mas também pela fartura.

Porém, o erro que muitos tutores acabaram cometendo nessa época é achar que os cães também podem se esbaldar e comer de tudo, mas, na verdade, a maioria dos alimentos são prejudiciais à saúde dos doguinhos.

Bolos, arroz doce, amendoim, cocada, canjica, cuscuz, milho assado e cozido, pamonha, canjiquinha, doce de abóbora, brigadeiro de quentão, enfim... A lista de comidas que fazem sucesso nos festejos juninos é enorme. E, quem tem cachorro em casa sabe que eles acabam ficando no pé, “pedindo” um pouquinho de cada coisa.

Leia também:

Ao BNews, a médica-veterinária integrativa Andrea Bispo alertou que essas comidas não devem ser ofertadas aos cães. “Todos têm açúcar ou excesso de carboidrato que não é indicado a um carnívoro”, explicou.

De acordo com a especialista, que trabalha com nutrição funcional para cachorros, a única que coisa que não faz mal é o milho. “Porque ele está na maioria das rações. Mas assim, não é um produto que é bom que o animal ingira em grande quantidade já que ele come tanto isso na reação”, pontuou.

“O bolo tem muito açúcar, o amendoim tem muita microtoxina e fungo, e os animais podem se intoxicar com isso”, disse Andrea, que também destaca: “Eles [os cães] são carnívoros e não tem a necessidade de comer certas coisas como a gente [seres humanos]. Eles são carnívoros e devem ter a alimentação de um carnívoro”.

A veterinária pontua ainda que o principal cuidado que os tutores precisam ter é realmente não ofertar esses alimentos aos pets. “Porque além dos fungos e das microtoxinas que tem no amendoim, alguns doces podem usar Xilitol, que é extremamente tóxico para os cães. E os animais intoxicados eles podem ter vômitos e diarreia. E, a depender do grau de intoxicação e da quantidade de alimentos ingeridos, e se o animal não for socorrido a tempo, ele pode morrer”.

A veterinária destaca também que o açúcar e a farinha presente em muitas dessas comidas, como o bolo, não são tóxicas em si, mas não fazem bem aos cães. “A gente está humanizando muito e querendo dividir tudo com os animais, coisas inclusive que não são benéficas para a nossa saúde, quanto mais para a deles”, completou a especialista.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp