BNews Pet

Dia Mundial do Gato: Confira 10 curiosidades que talvez você ainda não saiba sobre os felinos

Foto Ilustrativa/Pixabay
Confira 10 curiosidades que você precisa saber sobre gatos  |   Bnews - Divulgação Foto Ilustrativa/Pixabay

Publicado em 16/02/2022, às 17h10   Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta quinta-feira (17) se comemora o Dia Mundial do Gato e, pensando nisso, o BNews conversou com o médico-veterinário Guilherme Ribeiro, que atua na área da medicina voltada aos felinos, e separou 10 curiosidades que muita gente ainda não sabe sobre os bichanos.

Curiosidades felinas:

  1. Aquela pancinha localizada no abdômen dos gatos é chamada de bolsa primordial. A sua função é proteger os órgãos abdominais em caso de brigas. Essa pancinha está presente na maioria dos gatos, estando até mais evidente em gatos mais magros.

  2. Os gatos são animais de origem arborícola e, por isso, se sentem mais seguros em observar o mundo de cima, longe de possíveis perigos.

  3. Na natureza, os gatos se alimentam de pequenas presas, como gafanhotos, baratas e pequenos roedores.

  4. As brincadeiras dos gatos buscam imitar o comportamento de caça, por esse motivo, eles adoram interagir com objetos em movimento.

  5. No Egito antigo, os felinos eram a representação da deusa Bastet, a divindade do sol que detinha o título de olho de Ra.

  6. Os gatos são animais carnívoros estritos, por conta disso, o seu organismo depende da ingestão de proteína animal para gerar energia ao corpo.

  7. O fundo dos olhos dos gatos tendem a brilhar, principalmente no escuro, quando a pupila está mais dilatada e o tapete lúcido evidente. Essa estrutura auxilia os gatos a enxergar melhor no escuro, tornando-se caçadores noturnos habilidosos.

  8. Quem nunca viu um gato amassando um pano ou barriga do seu tutor com as patas? Esse comportamento representa um momento de relaxamento para o felino.

  9. Um gato pode passar até 2/3 do seu dia dormindo, dividindo esse tempo em sonecas que podem ser interrompidas.

  10. Diferente dos cães, os gatos realizam o comportamento de autogrooming.

Leia Mais:

Achocolatado cai em gato enquanto tutora faz bolo e internautas brincam: “Petit gato”; assistam
Gato chora após ouvir voz da sua tutora em câmera de segurança; assista
Filhote de gato chama atenção de pastor alemão e reação surpreende; assista

Vale lembrar que o Dia Mundial do Gato foi idealizado por uma instituição italiana no intuito de promover uma campanha de combate aos maus-tratos contra os felinos. A ideia deu tão certo que se espalhou por todo o mundo e, atualmente, ONGs e instituições de apoio aos animais comemoram a data fazendo campanha em prol dos bichanos, principalmente incentivando a adoção responsável desses animais abandonados.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp