BNews Pet

Deputados aprovam projeto que obriga autor de crime de maus-tratos contra animais a pagar despesas do resgate

Geovana Albuquerque / Ag DF
Bnews - Divulgação Geovana Albuquerque / Ag DF

Publicado em 30/11/2021, às 09h47   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Deputados de São Paulo aprovaram o Projeto de Lei 32/2020, que obriga o autor do crime de maus-tratos a pagar as despesas do animal resgatado. O texto de autoria do deputado estadual Delegado Bruno Lima (PSL) foi aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) na segunda-feira (29).

“Devido às decisões falhas da justiça perante os crimes de maus-tratos, implementar este projeto pode ser uma alternativa para atingirmos a conscientização, respeito e bem-estar dos animais. Precisamos diminuir a sobrecarga que todas as ONG’s e protetores independentes acabam assumindo, financeiramente falando, e transferir essa responsabilidade para o autor do crime”, disse Bruno Lima.

A proposta também impõe a perda da guarda do animal e proíbe a aquisição da tutela de animais pelo prazo de 5 anos, além de aumentar penas administrativas. Agora, o texto segue para sanção do governador do Estado, João Dória (PSDB).

Por meio do projeto são impostas as seguintes penalidades:

Indenização obrigatória 
Implementação de multa e pagamento das despesas com transporte, hospedagem, alimentação, serviços veterinários e demais despesas advindas do cuidado com o animal pelo autor dos maus-tratos.

Lista restrita
A perda da guarda, posse ou propriedade do animal, se doméstico ou exótico, e proibição de aquisição da tutela de animais pelo prazo de 5 (cinco) anos.

Novo delito
Nos casos de reincidência, a multa corresponderá ao dobro da anteriormente imposta, cumulativamente.

Leia também

Acompanhe o BNews PET também no Instagram

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags