BNews Pet

Existem gatos autistas? Tutora compartilha características de felina e deixa internautas intrigados; assista

Reprodução / Instagram
Especialista comentou se é possível existirem gatos autistas  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 04/08/2023, às 17h00


FacebookTwitterWhatsApp

A tutora Luana Rivera chamou a atenção dos internautas após compartilhar um vídeo no TikTok, em que mostrava a rotina de sua gatinha chamada Liah. A cuidadora desenvolveu uma teoria em que acredita que a pet seja autista.


O registro viralizou nas redes sociais e atingiu 2 milhões de visualizações, deixando os internautas curiosos sobre a possibilidade de animais estarem presentes no espectro autista.


No vídeo, Luana explicou que Liah apresentava alguns comportamentos diferentes de seus outros felinos. A tutora afirmou que a gata possui algumas características similares às de pessoas do espectro, como não conseguir se socializar com os outros pets, ficar somente em locais específicos da casa e apresentar dificuldade em mudança de rotina.


Ao Bnews, o médico-veterinário Fernando Oliveira comentou sobre a possibilidade dos felinos fazerem parte do espectro autista.


“Esse termo não é adequado em animais. Pois vários fatores podem levar a um quadro similar. Dificuldade de ouvir, dificuldade de enxergar, e isso faz com que haja limitações de movimentos, de ações, de postura e aí remeter ao quadro de autismo”, explicou o especialista.


Em outro vídeo do seu TikTok, Luana explicou que entende que não há comprovação científica para os felinos terem autismo, mas que os comportamentos de sua gatinha, como de outros pets que ela acompanha nas redes sociais, remete a pessoas do espectro.

@pets.sinceros Respondendo a @. SÃO SINAIS PARECIDOS COM O AUTISMO EM SERES HUMANOS. #autismo#autista#veterinaria#gato#animais#emocionante#cat#gatos#cats#catsoftiktok#catslovers#gatostiktok#animaisnotiktok#animals#psiquiatra#pet#petsoftiktok#pets#love#fy#fyp#paravoce#foryou#fypシ#fypage#fypシ゚viral#viraliza#viralvideo#viral#fyppppppppppppppppppppppp#anotherlove#tratamento#albino♬ another love - ✨️


“Não é porque não conseguem provar ainda pelo fato da comunicação, que o resto é ignorado”, declarou a tiktoker.


Nos comentários da publicação, os internautas relataram experiências parecidas com seus felinos. “Sempre achei que meu gato fosse autista, pois ele não interage com nenhum dos outros gatos, não brinca, sempre no mundo dele”, compartilhou uma seguidora. “Meu gato é idêntico a ela”, comentou o segundo. “Nossa! Arrepiei porque meu filho é autista e o que acalmou foi o gato que dei pra ele”, declarou a terceira.


Apesar disso, ainda não é confirmado que gatos possam ter Transtorno do Espectro Autista (TEA), e o veterinário Fernando Oliveira orienta que, caso existam comportamentos estranhos nos pets, é necessário procurar um profissional.

Confira:

@pets.sinceros É uma teoria… Assistam a PARTE 2 para entenderem melhor!🐱 #pet#gato#autismo#autista#animais#cats#rotina#animal#animalsoftiktok#animals#cat#gatos#gatostiktok#gatosdetiktok#catsoftiktok#catslovers#cancer#albino#tratamento#pets#triste#relatos#relato#love#cardigan#fy#fyp#paravoce#foryou#fypシ#fypage#fypシ゚viral#viraliza#viralvideo#viral#fyppppppppppppppppppppppp♬ cardigan stems - afterglow audios

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp