BNews Pet

Fim dos rottweilers? País resolve punir raça após episódio com criança e população reage: "Muito triste isso"

Andrés Carlo por Pixabay
País resolve punir cães rottweiler e gera revolta de apoiadores da causa animal  |   Bnews - Divulgação Andrés Carlo por Pixabay
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 31/10/2023, às 11h51


FacebookTwitterWhatsApp

Um vídeo de uma criança de 2 anos sendo perserguida e atacada por um cachorro rottweiler, em Chongzhou, na província de Sichuan, no sudoeste da China, tem dado o que falar. Com a repercussão, o país resolveu adotar medidas de repressão a esses cães e cães de rua.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp. 

A nova diretriz é prender e até abater os cães de grande porte de rua e ainda os cães que tiverem donos mas estejam soltos, sem coleira e fucinheira, em locais públicos. A reação das autoridades dividiu opiniões.

Enquanto uma parcela da população elogiou às autoridades pela resposta rápida ao incidente, outra parte repudiou a forma que o país tem lidado com isso.

"Só porque um cachorro grande mordeu uma criança, todos eles estão sendo caçados por guardas de segurança e policiais implacáveis", escreveu uma usuária na rede social chinesa, Weibo, sob a hashtag "A mordida de uma menina trará estigma a um cachorro grande?", visto por quase 1 milhão de usuários.

"Essa abordagem única me deixa muito triste", ela disse.

Ententa o caso

Uma menina de 2 anos saía de um complexo residencial quando foi, repentinamente, seguida e ataca por um rottweiler, no da 16 de outubro. A mãe da criança tentou impedir a continuição do ataque, mas não conseguiu.

O cachorro arrastou crianças e seguiu proferindo mordidas. Um faxineiro tentou ajudar com uma vassoura, mas não conseguiu. Até que um homem conseguiu afugentar o pet e a menina pôde, finalmente, volar para os braços da mãe.

A pequena foi internada em um hospital, onde trata uma ruptura de rim, costelas fraturadas e marcas de mordida em várias partes do corpo, de acordo com informações de diversos meios de comunicação estatais chineses.

O cachorro foi capturado por autoridades chinesas e o tutor do animal foi preso.

Ações do governo

Desde o ocorrido, as autoridades numa série de províncias, incluindo Shandong, Jiangxi, Yunnan, Hunan e Anhui, intensificaram a aplicação das leis, que consiste em aumentar patrulhas para prender cães e multar tutores que não coloquem seus pets na coleira.

A maioria das vezes, os alvos são os cães de rua, mas os animais de estimação solos também podem ser incluídos. Até o momento, as abordagens mais pesadas tem sido da polícia de Yanzhou, em Shandong, que está prometendo caçar “cães loucos” e sacrificá-los, segundo relatos.

Casos anteriores

Não é a primeira vez que o país enfrenta problemas com os ativistas e apoiadores da causa animal. Isso porque, as autoridades não aparentam ser flexíveis com situações envolvendo pets.

A China, segundo o 'white paper' de 2021 da China Pet Industry, tem 40 milhões de cães de rua. No passado, esses animais foram responsabilizados por surtos de raiva, o que fez com que eles fossem abatidos.

Outro caso notório também foi da decisão de matar um cãozinho que tinha tido sua immagem atrelada no Weibo com a hastag: "cachorro de rua Xiao Huang”, como um apelo por maiores direitos para os cães de rua.

Em Xangai, um vídeo de policiais invadindo um bairro local e arrastando um pastor alemão também chocou e provocou revolta na população chinesa.

Recetemente, no pico da pandemia, as autoridades chinesas foram acusadas de serem severos demais com os animais. Há casos, com vídeos comprovando, de políciais que invadiram casas e espancaram cães de tutores que eram levados para a quarentena.

A atriz e cantora chinesa, Cya Liu, que ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Hong Kong Film Awards, em 2022, pediu o fim dos assassinatos de animais. “Nem todos os cães de rua são ruins, assim como nem todos os homens são bons”, escreveu ela no Weibo, com a hashtag “dando voz aos cães de rua”.

O Centro de Proteção Animal Bo Ai de Guangyuan, em Sichuan, publicou na rede sociial chinesa 'Meipian', plataforma semelhante ao Tumblr, que a China deveria usar seu desenvolvimento para induzir à população um melhor senso de responsabilidade social e respeito pelos animais.

"Bater e prender cães a toda hora. Deixe o mundo ver como é a nossa grande pátria", disparou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp