BNews Pet

Gato acima do peso enfrenta dificuldade de subir em cadeira; saiba riscos da obesidade em felinos

Ilustrativa / Pixabay
Um gato acima do peso pode desenvolver diabetes, doenças locomotoras e pedras nos rins  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / Pixabay

Publicado em 12/11/2022, às 13h03   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Um vídeo publicado no Twitter na última sexta-feira (11) mostra um gato acima do peso com dificuldade para subir em uma cadeira. A gravação já conta com mais de 4 milhões de visualizações, mais de 160 mil curtidas e diversos comentários, alguns deles achando a cena fofa.

Assista ao vídeo:

Por mais que a publicação tenha viralizado e algumas pessoas achem divertida, a obesidade oferece riscos aos felinos. Como já explicou ao BNews Pet a médica-veterinária Camila Freire, um aumento de 20% do peso ideal já é considerado obesidade nos felinos e a condição é uma síndrome inflamatória sistêmica.

"Um felino chega em um quadro de obesidade por causa de múltiplos fatores como estresse, desequilíbrio hormonal e maior consumo de comida do que gasto de energia por exemplo, porém o principal é o manejo alimentar incorreto por falta de conhecimento do tutor", explicou a especialista.

Camila Freire também falou sobre os sinais que indicam que o bichano pode estar obeso. Uma dica a seguir é olhar o animal de perfil. Se ele estivar com o peso correto, será possível visualizar facilmente uma distinção entre o tórax e o abdômen. Quando essa diferença entre a região torácica e abdominal for muito acentuada é porque o pet está abaixo do peso, e, quando não puder ser vista, provavelmente é um caso de gato obeso.

Além disso, as costelas podem ajudar a saber se o pet está com o peso ideal, magro de mais ou se é um gato obeso.

Verifique, ao palpar:

  • Se consegue sentir as costelas sem que elas estejam proeminentes, o pet está com o peso bom;
  • Se, no toque, você sentir as costelas, mas não conseguir contá-las com facilidade, provavelmente o pet está com sobrepeso;
  • Caso não consiga sentir as costelas com facilidade, provavelmente é um caso de gato muito gordo.

A especialista explicou ainda que um gato acima do peso pode desenvolver diabetes, doenças locomotoras e pedras nos rins. Para saber como ajudar o felino a perder peso clique aqui e leia a matéria completa.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp