BNews Pet

Gato morre por raiva depois de morder cinco pessoas; saiba mais

imagem ilustrativa — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
O gato vivia nas ruas e foi resgatado por uma mulher no final do mês de janeiro  |   Bnews - Divulgação imagem ilustrativa — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Publicado em 05/03/2022, às 16h49   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Um gato morreu por raiva depois de ter mordido cinco pessoas na capital do estado de Goiás, Goiânia, de acordo com o Laboratório de Análise e Diagnóstico Veterinário da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). Segundo o órgão, esse é o primeiro caso da doença em animais domésticos nos últimos seis anos no estado.

De acordo com o gerente do laboratório, Rafael Costa Vieira, o gato vivia nas ruas e foi resgatado por uma mulher no final do mês de janeiro. Vieira conta que o animal começou a apresentar sintomas no início de fevereiro, quando ele mordeu quatro pessoas da família e uma médica veterinária.

Leia mais: 

Cachorro consegue lar após ficar uma semana na porta de penitenciária

Cachorro é morto após ser atingido por bomba em treinamento policial

Cadela come fiação do carro e reação ao ser descoberta viraliza; assista

“No dia 3 de fevereiro ele teve sintomas graves e no dia 6 ele morreu. Um dia depois, ele foi encaminhado para a Zoonoses de Goiânia. Em seguida, veio para o laboratório, e a confirmação saiu na última semana”, declarou Rafael.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), todas as pessoas que foram feridas pelo gato já foram devidamente medicadas e estão sendo monitoradas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde.

A SMS ainda declarou, que os técnicos em Zoonoses iniciaram medidas de controle da doença, para identificar possíveis animais não vacinados em um raio de 2 km do local onde o caso aconteceu.

O laboratório ainda afirmou que os últimos casos de raiva no estado de Goiás foram registrados em 2011 em um gato e em 2015 em um cachorro.

"No estado temos registros de vários casos apenas em animais de produção, bovinos e equinos, e também em morcegos", afirmou Rafael.

Na capital do estado, as vacinas são oferecidas na Unidade de Vigilância de Zoonoses e na Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Goiás ( UFG)

"A raiva é uma doença que acomete todos os mamíferos, inclusive nós humanos. A melhor medida de prevenção é a vacinação. A vacina é oferecida pela rede pública e privada",Finalizou.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp