BNews Pet

Heróis sem capa: Grupo de voluntários resgata 1,8 mil animais afetados pelas enchentes

Reprodução
Os animais são levados pelos voluntários para abrigos e para Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 12/01/2022, às 08h56 - Atualizado às 08h58   Na Bahia, os animais foram ajudados pelo  Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad)


FacebookTwitterWhatsApp

Diversos animais ficaram desabrigados e desalojados por conta das chuvas que provocaram enchentes na Bahia e em Minas Gerais. Desde o fim do ano passado, voluntários resgataram cerca 1,8 mil animais que estavam desabrigados.

Na Bahia, os animais foram ajudados pelo  Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad), que participa de uma ação para socorrer e proteger os bichos. O Grad atuou nas regiões de Porto Seguro, Itamaraju, Canavieiras, Itabuna e Ilhéus, incluindo aldeias indígenas e áreas de floresta. Ao todo, cerca de 1,3 mil animais foram amparados.

Minas Gerais também foi ajudada pela equipe do Grad, que está há quatro dias atuando nos municípios de Congonhas, Pará de Minas, Raposos e Nova Lima e Itabirito. O grupo deu assistência para quase 500 animais nessas localidades.

Leia Mais:

Cachorro caramelo "tenta proibir" repórter de dar notícia sobre o tempo; veja vídeo
Escândalo de pinscher ao ver ração viraliza na internet; assista

Por conta de um transbordamento em uma barragem do Dique Lisa da Mina Pau Branco, da empresa Vallourec, cerca de 400 animais silvestres foram retirados do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) de Nova Lima, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Papagaios, araras, maritacas, periquitos, cachorros-do-mato, macacos-pregos, urubus, carcarás, corujas, gaviões, tigres d’água e jabutis estão entre as espécies que foram encaminhadas para outros locais. Após os resgates, os animais receberam alimentos e cumpriram um protocolo sanitário, com a aplicação da vacina V10 ( que protege contra dez doenças) e contra a leishmaniose e de antiparasitários.

Mesmo com a dificuldade pela precariedade dos transportes, com estradas interditadas e falta de acesso por terra a locais que poderiam receber os animais.Os voluntários fazem um esforço para levar os animais para abrigos, criadouros de mantenedores e para Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama.

Leia também:

Cadela que foi pintada de roxo se recupera e está à procura de novo lar; confira
Relembre ex-participantes que se envolveram em polêmicas no BBB ao citar maus tratos a animais no programa

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp