BNews Pet

Jornalista acusa AirEuropa de não permitir embarque de pet

Divulgação/Redes Sociais
O jornalista pontua que questionou uma funcionária da companhia, que teria reconhecido que as "exigências não faziam sentido"  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Redes Sociais

Publicado em 21/01/2023, às 13h59   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

O cachorro de um jornalista brasileiro foi impedido de embarcar em um voo da Espanha para o Brasil. O tutor do pet acusa a empresa aérea AirEuropa de não deixar claras as regras para viajar com animais de estimação. Em uma publicação pelas redes sociais neste sábado, Rafael Capanema, afirma que a companhia aérea fez exigências que não constam no site oficial da empresa.

No depoimento feito nas redes sociais, ele alega que a companhia afirma faltar dois documentos, “o passaporte europeu de animais, que não é aceito no brasil e a avaliação de saúde do veterinário, que fica retida no Ministério da Agricultura da Espanha durante os trâmites”. O jornalista pontua que questionou uma funcionária da companhia, que teria reconhecido que as "exigências não faziam sentido".

Rafael cita que a empresa o informou que ele poderia ir atrás dos documentos e pegar outro voo nos próximos dias, sem nenhuma taxa a mais. Mas a companhia não teria garantido que o cachorro iria embarcar. Na publicação, ele afirma que foi cobrado duas vezes pelas malas extras e pelo transporte do pet, gastando no total € 650, por volta de R$ 3.682.

Regras da empresa - No site da AirEuropa, caso um passageiro queira viajar com um animal para países fora do continente, é preciso consultar requisitos do país de destino e o animal de estimação deve ter mais de três meses de idade. Ou seja, não é preciso viajar com documentos europeus caso o usuário queira levar o animal para o Brasil.

Para trazer um animal de estimação para o Brasil, o governo afirma que é preciso apresentar um Certificado Veterinário Internacional ou passaporte emitido por uma autoridade veterinária do país de origem atendendo requisitos sanitários do Brasil. Pelas redes sociais, a AirEuropa respondeu Rafael, dizendo que é necessário “apresentar o passaporte veterinário com as vacinas. Se não o tiver, deve apresentar um documento de boa saúde do animal, emitido pelo veterinário”.

O desabafo foi realizado nas redes sociais: 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp