BNews Pet

Ministério Público pede com urgência cancelamento de 'Réveillon Gospel' em Piatã

Reprodução/Redes sociais
O cancelamento do evento é para evitar danos aos cerca de 300 gatos que vivem na orla do bairro  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais

Publicado em 30/12/2023, às 10h42 - Atualizado às 13h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizou uma ação civil com pedido de tutela de urgência, buscando a suspensão do evento Réveillon Gospel, agendado para este domingo (31) na Praça de Piatã, o mesmo local onde existe a "colônia de gatos". A ação foi assinada pela promotora de Justiça Joseane Suzart.

Caso não seja possível a prefeitura de Salvador realizar o translado dos animais para unidades de acolhimento e tratamento dentro de 24 horas, o MP solicita a suspensão do evento, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 15.000, que serão recolhidos para o Fundo Federal do Meio Ambiente.

O evento tem sido alvo de críticas por parte dos ativistas pelos direitos dos animais, que argumentam que qualquer show ou atividade naquela região poderia causar danos aos aproximadamente 300 bichanos que residem na área após terem sido vítimas de abandono.

Além disso, o MP requereu à gestão municipal a "urgente e imediata assepsia do espaço físico" e a "retirada de detritos, entulhos e restos alimentícios que possam degradar o meio ambiente e causar prejuízos para a saúde pública".

A promtora argumenta que, do ponto de vista biológico, os gatos são sensíveis a sons e movimentações atípicas no ambiente em que vivem. Além disso, por serem felinos, possuem instintos territoriais e, quando têm seu território invadido sem oportunidade de defesa, tendem a fugir para escapar de possíveis ameaças. A fuga pode causar atropelamentos, dizem, já que a colônia está situada às margens da Avenida Octávio Mangabeira. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp