BNews Pet

Overheating: por que não deixar seu cão sozinho no carro?

Imagem Overheating: por que não deixar seu cão sozinho no carro?
O overheating (ou superaquecimento, em português) ocorre quando o cão fica exposto por muito tempo ao calor excessivo, o que pode levar à morte.  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 07/01/2022, às 05h00 - Atualizado às 06h53   Oreo, o Cãolunista


FacebookTwitterWhatsApp

Voltei, gentchyyyy! Um Feliz Ano Novo a todos vocês, meu fãs lindos e maravilhosos! Vou falar hoje sobre um tema de extrema relevância, sugerido pelo meu avô: o risco de deixar cachorros sozinhos dentro de carros fechados. Entre os problemas para o animal, existe o overheating, e é sobre ele que vamos falar hoje.

Assim como vocês, humanos, os cães também sofrem com alterações climáticas. Como o próprio nome já sugere, o overheating (ou superaquecimento, em português) ocorre quando o animal fica exposto por muito tempo ao calor excessivo, o que pode levar à morte.

[Colocar ALT]

Estudos mostram que um carro parado debaixo do sol, com todos os vidros fechados, tem aumento de 80% da temperatura nos primeiros 30 minutos. Isso é muito, tutores!! Se liguem!! Nesse tempo, meia horinha, o cão pode ter respiração rápida, hiperventilação, tremores musculares e ainda apresentar vômitos, diarreia e até falta de coordenação motora ou convulsões. E isso mata!

E atenção: mesmo se você estacionar o carro na sombra e achar que não tem problema deixar o seu animal ali, enquanto você faz sei lá que diabos, pare!! Não faça isso! Lembre-se, tutor, que o calor existe independentemente de o carro estar diretamente sob o sol. Em situações de emergência, a dica menos perigosa e que os veterinários "recomendam" (bem entre aspas mesmo, porque é arriscado) é deixar os vidros abertos e não demorar.

Como ajudar um cão em superaquecimento

Se você encontrar um animal trancado dentro de um carro exposto ao calor, procure o dono e, se não encontrar, remova o animal do veículo (se vira, cara!! A lei está do seu lado!). Depois, resfrie as patas, a cabeça e a região do pescoço do peludo com toalhas molhadas. Atenção: não use gelo para resfriar o cachorro, apenas toalhas molhadas.

Após resfriar o animal, dê a ele água em abundância. O quanto ele quiser e precisar. Caso ele desmaie, não tente inserir água goela abaixo. Isso pode prejudicar ainda mais a situação! Depois dos primeiros socorros, leve o cão ao veterinário mais próximo e narre toda a situação.

Crime

E, quando eu disse que a lei está do seu lado, humano, é verdade!! Se você flagrar qualquer situação de overheating com cachorros e não fizer nada, estará sendo conivente com um crime. Não importa o motivo que levou o tutor e deixar o cão trancado no carro e sem qualquer ventilação. Ele agiu com negligência.

Deixar um cachorro em um veículo trancado, sem nenhuma ventilação, configura crime de maus tratos, previsto na Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), com pena de reclusão de dois a cinco anos. Essa pena aumentou após a sanção da Lei nº 1.095/2019!! Se liguem!!

Lembram daquela sugestão que eu dei de vocês retirarem o cão a todo custo do carro, mesmo sem a presença do proprietário do veículo? Pois bem! Por mais que o dono do animal diga que você danificou o bem dele, o Código Penal lhe dá proteção, por meio dos artigos 23 e 24, que tratam do excludente de ilicitude. Mas, essa parte chata do Direito eu deixo para a minha humana!

Por hoje é só, pessoal! Espero que estejam todos bem. Lembre-se: tá com sintoma de gripe, se teste e se isole! Não tá, agradeça! Bom 2022! Oreo volta na semana que vem com mais dicas sobre o mundo dos cachorros! Fui!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp