BNews Pet

Peixe-boi no Porto da Barra: Entenda como esse animal se comporta e o que se deve fazer ao avistá-lo em praias

Foto Ilustrativa/Pixabay
Peixe-boi chama atenção de banhistas e fazem com que eles o confunda com tubarão  |   Bnews - Divulgação Foto Ilustrativa/Pixabay

Publicado em 29/03/2022, às 17h15   Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Os banhistas soteropolitanos tiveram uma segunda-feira (28) agitada após a suposta presença de um tubarão na praia do Porto da Barra. O que aconteceu foi que a situação não passou de boatos e, na verdade, quem apareceu no litoral baiano e causou burburinho foi um peixe-boi. O engenheiro de pesca, biólogo e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o baiano Claudio Sampaio, explicou que o peixe é dócil, mas não é recomendado ter contato direto com ele. 

O peixe-boi foi filmado por algumas pessoas que estavam em um barco. No vídeo, o animal se aproxima da embarcação, cumprimenta os banhistas e sai sem fazer nenhuma manobra que ponha em risco a saúde de ninguém no local. 

Leia Mais:

Gato pesca peixe com a boca em lago e surpreende visitantes; assista
Cidade do Texas termina 2021 com “chuva de peixes” e intriga moradores; veja vídeo e entenda caso
Pescador denuncia pesca com bomba em Ilha de Maré; veja vídeo

Peixe-boi

A presença desse animal no litoral baiano tem uma explicação e Claudio esclareceu: "Esses animais que aparecem na Bahia são orfãos que foram tratados e reintroduzidos no litoral alagoano. Como foram sempre tratados com carinho, quando em processo de reabilitação, muitos peixes-boi quando soltos buscam banhistas". Apesar disso, ele contou que os peixes-boi foram extintos das praias baianas há muitas décadas. 

O professor alertou que os peixes-bois são mamíferos aquáticos herbívoros ameaçados de extinção devido as capturas acidentais, poluição e degradação dos ambientes marinhos, como estuários, mangues e recifes de coral.

Eles são dóceis?

Esses animais são dóceis e, normalmente, não ataca os seres humanos. De acordo com Claudio Sampaio, os peixes-bois também são discretos e, por estarem ameaçados de extinção, deve-se tomar todos os cuidados para a sua conservaçao.

Como devemos agir ao encontrar um peixe-boi?

Apesar de dócil, o peixe-boi é um animal selvagem, logo não é recomendado que haja contato entre humanos e eles. "Não toque, não fale alto perto, não use luzes ou flashes nas fotos. Aproveite para fotografar com segurança, mantendo uma distancia de 3 m do animal. Assim, além de ajudar a conservar esse ameaçado animal, que já foi extinto do litoral baiano, estará em segurança, sem correr riscos de compartilhar doenças", alertou o biólogo. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp