BNews Pet

Perigosa moda de cachorros tamanho “xícara de chá” preocupa especialistas

Reprodução/Instagram
Cachorros muito pequenos estão mais predispostos a doenças, lesões e problemas comportamentais  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 18/06/2022, às 19h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma moda de cachorros tamanho “xícara de chá” tem feito sucesso nas redes sociais, mas já preocupa especialistas. Imagens e vídeos forçados de pessoas que usam filhotes para exibir a pequenez tem caído no gosto de alguns internautas, mas esta característica é, muitas das vezes, perigosa para a saúde dos cães.

Leia mais:
Vítima de maus-tratos, cadela com condição especial ganha novo lar após anúncio de abrigo

Tutor acalma cão com crise de ansiedade e vídeo emociona internautas; assista


Além disso, já tem gente se esforçando para modificar genéticas, a fim de deixar os animais abaixo do peso indicado por sua raça para vender exemplares pequenos, mas dentro do que é considerado padrão. Exatamente por isso, de acordo com dados da PetSecure, a população de cães pequenos está aumentando em todo o mundo.

Segundo o veterinário Jamie L. Freyer, em um artigo publicado pela Royal Canin, esta tendência dos cães de pequeno porte pode dever-se “ao fato de ter cães de pequeno porte acarretar menos incómodos, uma vez que implica um menor custo de manutenção e uma melhor adaptação à vida urbana”.

“As raças pequenas também podem ser preferidas por outros motivos, por exemplo , são mais fáceis de transportar, geralmente vivem mais e, claro, proporcionam uma excelente companhia”, explicou Freyer.

Além disso, independentemente dos motivos que levam a população a preferir raças pequenas, a busca por essa redução extrema de tamanho pode causar danos aos novos animais gerados. “A tendência à miniaturização tem problemas associados de miniaturização, através de más práticas, que podem ter um impacto negativo na saúde dos cachorros", informou o veterinário.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp