BNews Pet

Home office acabou? Saiba como adaptar seu cachorro a ficar sozinho em casa

Arquivo Pessoal
Cãolunista explica como adaptar seu cachorro ao fim do home office  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 01/04/2022, às 06h00   Oreo, o Cãolunista


FacebookTwitterWhatsApp

Volteeei! Como vocês já sabem, eu, Oreo, sou um filho da pandemia. Sim! Apesar de ter nascido em outubro de 2019, fui adotado pelos humanos em fevereiro de 2020 e, logo depois, chegou a pandemia da Covid-19 e, consequentemente, o home office. Por isso, sou muito dengoso e nunca me acostumo a ficar muito tempo sozinho em casa - e meus humanos também não conseguem ficar longe de mim por muito tempo!!

[Colocar ALT]

Por aí também acontece isso, tutores? Não se preocupem! É possível (re)adaptar o seu pet a ficar sozinho em casa enquanto você está trabalhando presencialmente. Seria lindo se todas as empresas fossem como o Google, né, que permite que funcionários levem seus pets para o trabalho. Mas, essa ainda é uma realidade de poucas companhias aqui no Brasil. Então, a pergunta é: como acostumar seu cachorro a ficar sozinho novamente? 

Ansiedade de separação
Na hora de retomar a rotina, você, tutor, deverá levar em consideração como era o comportamento do seu amigo peludo antes da pandemia. Se ele já ficava bem sozinho, basta seguir a rotina, fazer tudo voltar a ser como antes. Claro que no início eles podem estranhar (e, com certeza, vocês também vão sentir falta de apertar eles durante o dia). Mas, depois tudo volta à normalidade.

Caso seu pet já tenha problemas em ficar sozinho, é necessário dar uma atenção especial, até como forma de evitar a tão temida ansiedade de separação. Os veterinários recomendam fazer um trabalho de dissociação para o cão aprender (ou reaprender) a ficar sozinho. Isso pode ser feito deixando o animal em outro cômodo algumas horas do dia - longe de você, tutor. O pet vai se sentir mais independente e depois a separação no dia a dia de trabalho será mais fácil.

‘Oreo, e se eu adotei meu filho peludo durante a pandemia?’. Calma, humano! Não precisa se preocupar, porque essa prática da dissociação também vale para esses casos. Mas, lembre-se: deixe sempre seu pet confortável, bem alimentado e hidratado. Prepare o ambiente dele, com os brinquedos favoritos, água fresca e a caminha. Ah, não se esqueça de passear sempre com ele antes de ir trabalhar, porque, um cão cansado só vai querer tirar aquela soneca delícia!!

Como evitar o estresse

Vocês devem imaginar ou saber que a mudança de rotina deixa um cão estressado. Eu, quando me mudei, fiquei muito mais sensível e dependente dos meus humanos, porque não estava acostumado com a nova casa. Me sentia deslocado! Então, para evitar que o cachorro fique estressado ou ansioso é recomendado três coisas básicas: exercício, disciplina e afeto. 

Você, humano, deve gastar bastante a energia do seu pet, tanto a física quanto a mental. Nunca deixe de ensinar a ele comandos de obediência simples, sempre dando uma recompensa quando ele acertar o exercício. E, por último, dê a ele sempre muito carinho. Esses três elementos vão ajudar bastante na adaptação da nova rotina do animal em casa, sem o dono.

Se vocês, tutores, seguirem essas dicas, tenho certeza que o retorno ao trabalho presencial vai ser muito mais agradável para vocês e, com certeza, para os pets. A gente gosta de ter companhia em casa, mas também passamos a maior parte do dia descansando a beleza. Então, saiba adaptar a nossa rotina da melhor forma possível para gastarmos energia e estarmos prontos para aquele cochilinho enquanto vocês estão trabalhando fora de casa.

Por hoje é só!! Eu volto na semana que vem com mais dicas sobre o mundo dos cachorros!! Fui!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp