BNews Pet

Acariciar seu animal de estimação antes de sair de casa pode ajudar a diminuir o nível de ansiedade, aponta estudo

GTRESONLINE
Fazer caricias antes de sair de casa pode ajudar a diminuir o nível de ansiedade e controlar a sensação de desapego  |   Bnews - Divulgação GTRESONLINE

Publicado em 16/02/2022, às 10h48   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Toda vez que o tutor sai de casa, cães e gatos sentem a falta. Eles podem até ter seus próprios sintomas de estresse ou ansiedade quando se separam por causa do apego que sentem pelos tutores. Embora seja ocasional, essa situação pode afetar o bem-estar emocional dos animais, por isso é necessário saber como agir e quais conselhos seguir para que a separação não os afete tanto.

Um estudo publicado na revista científica Journal of Veterinary Behavior mostra que acariciar gentilmente nosso cão antes de sair da porta de casa pode ajudar a diminuir a sensação de desapego e diminuir o nível de ansiedade .

“O contato físico humano é conhecido por ser eficaz na redução do nível de estresse em cães, avaliado através de parâmetros endócrinos, fisiológicos e comportamentais”, explicam os autores da pesquisa. De tal forma que se descobriu que oferecer carícias “ é benéfico ao vivenciar ou após ter vivenciado um evento estressante ”, acrescentam.

Leia Mais:

Amizade entre Husky Siberiano e gatos comove web: “Aqueceu meu coração”; assista
Cachorro come acidentalmente biscoito de seu amigo e pede desculpas com um abraço; assista

O objetivo da pesquisa foi avaliar se o comportamento e a fisiologia do cão durante uma breve separação foram modificados ao serem acariciados antes da partida de seu companheiro humano. Para fazer isso, um total de 10 cães que não foram afetados por problemas de separação foram testados duas vezes enquanto separados por três minutos. 

Antes da separação, os cães foram acariciados uma vez durante 1 minuto. O comportamento do cão foi medido por amostragem contínua e a saliva foi coletada 15 minutos após a separação para determinação do cortisol.

Os resultados mostram que durante ambos os processos, os cães passaram um tempo considerável procurando seus parceiros e não pareciam estressados ​​com a separação, pois os níveis de cortisol estavam baixos e os sinais de estresse também eram relativamente baixos. 

“Quando os cães eram acariciados antes da separação, eles apresentavam comportamentos indicativos de calma por um período maior enquanto aguardavam o retorno do dono ”, destaca o estudo.

Em conclusão, o estudo sugere que acariciar o seu animal de estimação antes de uma breve separação pode ter um efeito positivo, tornando o animal mais calmo.

Leia também

Cão ansioso? Saiba como identificar e tratar a ansiedade canina

Pesquisa aponta benefícios da companhia de animais contra depressão e ansiedade

Entenda o que é ansiedade de separação canina e saiba controlar um pet ansioso

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp