BNews Pet

Piauí tem a maior população de gatos do Brasil, aponta estimativa

Divulgação
Os dados apontam que o Piauí aparece em primeiro lugar com 32,6% das residências com algum gato  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 27/05/2022, às 19h46   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

De acordo com o último levantamento realizado pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Piauí tem a maior população de gatos em situação de domicílio do Brasil.

Os dados apontam que o Estado aparece em primeiro lugar com 32,6% das residências com algum gato. Em segundo aparece o Maranhão, com 31,5%; em seguida o Ceará, com 29,3%. O número, no entanto, é uma estimativa, já que há uma grande quantidade não contabilizada de gatos vivendo nas ruas.

Leia também:

Diante dos números, um Projeto de Lei (PL) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) - de autoria da deputada estadual Teresa Brito (PV) - quer controlar essa população através de castração e propõe a criação do Castramóvel.

Cães e gatos

Em 2021, segundo informações do Centro de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, capital do Piauí, a população de cães e gatos ultrapassa os 170 mil animais.

"Isso levando em conta os animais que foram vacinados contra raiva no ano passado. Só em Teresina, na zona urbana e rural, os agentes vacinaram 173 mil animais, entre cães e gatos. Desse total, 117 foram cães e 56 mil gatos", destacou o gerente do Centro de Zoonoses, Paulo Marques.

Conforme o indicativo do PL, para ter acesso ao Castramóvel, o responsável pelo animal precisa comprovar renda familiar de até 3 salários mínimos.

“A saúde humana está diretamente relacionada à saúde animal. O aumento da população de animais domésticos nas residências amplia o risco de contágio das zoonoses, doenças transmissíveis dos animais aos homens e vice-versa”, pontuou a deputada como justificativa do indicativo de projeto de lei.

A matéria foi lida na Comissão de Constituição e Justiça e está aguardando emissão de parecer da comissão para ser votada em plenário.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp