BNews Pet

Por que os cachorros latem para algumas pessoas, mas não para outras?

dahancoo por Pixabay
Especialistas explicam por quais motivos os cachorros latem somente para umas pessoas  |   Bnews - Divulgação dahancoo por Pixabay

Publicado em 12/10/2022, às 12h22   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Você está caminhando com seu cachorro pela rua e ele começa a latir para alguém que passou ao lado de vocês. Na mesma caminhada, outras pessoas passam por vocês, mas seu cachorro não tem qualquer reação. Por qual motivo isso acontece?

Segundo artigo publicado por especialistas do Hospital Veterinário Asturias, na Espanha, o olfato em cães é muito mais desenvolvido do que em humanos; tanto que, podemos dizer, sem medo de estar errado, que para eles é o sentido mais importante. Cães são capazes de “cheirar” os lugares que você esteve, e saber com quais pessoas você esteve, mesmo horas depois de você ter deixado o lugar.

O texto destaca ainda que a teoria de que os cães são capazes de ver coisas que não podemos ver é "metade" verdadeira. Eles não os vêem, eles sentem o cheiro.

Mas, alertam os especialistas, isso não quer dizer que a pessoa para quem ele rosna e late esconde algo terrivelmente errado. Não. Ele simplesmente tem algo que o nosso doguinho, e inquieto, amigo, não gostou. É mais simples: ele está pegando um cheiro que ele associa com algo negativo.

Por outro lado, a sensação de visão também lhes dá muita informação sobre aquela pessoa que está passando por eles. É por isso que às vezes latem para pessoas conhecidas, mas que usam, por exemplo, um chapéu que as faz parecer diferentes.

Portanto, aconselha os especialistas, o melhor conselho é (se temos certeza de que essa pessoa não representa nenhuma ameaça) ensinar nossos amigos peludos a se acalmarem e mostrarem que nada acontece: quando essa pessoa se aproxima, fique calmo, aja normalmente e transmita essa calma ao cão. Recompense-o com seu petisco favorito e interaja com a outra pessoa para que seu cão veja que ele pode confiar nele.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp