BNews Pet

Seu cão pode 'ver' pelo nariz? Saiba o que diz estudo

Pixabay
O estudo revelou que a visão e o olfato dos cães estão conectados no cérebro  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 27/07/2022, às 06h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Que os cachorros são animais inteligentes e com o instinto aguçado todos já sabem. Mas um estudo publicado este mês no Journal of Neuroscience destacou outra curiosidade interessante sobre eles. A pesquisa revelou que a visão e o olfato dos cães estão conectados no cérebro. O mais incrível é que isso é algo ainda não encontrado em nenhuma outra espécie.

De acordo com a neurologista veterinária Philippa Johnson, que também é professora associada da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell e autora sênior do estudo, "a coisa mais interessante sobre esta pesquisa são as conexões do nariz até o lobo occipital, que abriga o córtex visual”.

Segundo o site NBC News, Philippa e seus colegas estudaram ressonâncias magnéticas do cérebro de 23 cães que mostraram conexões neurológicas entre o bulbo olfativo, onde os cheiros são reconhecidos, e o lobo occipital, onde a visão é processada.

Ainda conforme a pesquisa, o olfato e a visão dos cães estão integrados de alguma forma, embora não se saiba como os cães experimentam os dois sentidos funcionando juntos. “O cheiro contribui para o córtex visual em cães, mas a experiência de um cão é difícil para nós sabermos”, disse Johnson. “Mas acho que eles podem usar o perfume para descobrir onde estão as coisas”, completou.

Johnson e seus colegas estão planejando mais estudos para examinar os cérebros de outros animais, como gatos e cavalos, que dependem muito do olfato.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp