BNews Pet

Por que as patas dos cães têm cheiro de cheetos? Posso limpar as almofadas do meu pet? Especialista explica

Agape-frequency por Pixabay /Tiinuska por Pixabay
Médico veterinário esclareceu como o tutor deve higienizar as patinhas dos cãezinhos e gatinhos também  |   Bnews - Divulgação Agape-frequency por Pixabay /Tiinuska por Pixabay
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 01/12/2022, às 10h10 - Atualizado às 10h10


FacebookTwitterWhatsApp

Com o verão chegando, alguns cuidados com os nossos cães e gatos precisam ser tomados com mais intensidade e cautela. Ao BNews PET, o médico-veterinário Fernando Oliveira, da Diagnovet, explicou como higienizar as almofadas (coxins) dos cães e gatos, a parte mais macia das patinhas.

Sabe aquele cheiro de cheetos que seu pet tem nas almofadinhas? Calma! Não é sujeira. Há uma explicação para isso. Segundo Oliveira, esse odor acontece por causa dos feromônios.

Para a limpeza das almofadinhas caninas, o especialista indicou uma forma mais leve de higienizar o cãozinho. "Eu recomendo a higienização com aqueles lencinhos umedecidos que são usados em dobrinhas de bebês, porque ali não tem produtos agressivos e não vão causar alguma intoxicação", explicou.

Para os tutores que têm receio de que seu cãozinho possa ser vítima de algum tipo de doença através das patinhas, o veterinário trouxe explicações para tranquilizar o coração dos papais e mamães de pet. "Não podem adquirir nenhuma doença. O que pode acontecer é: aquelas patinhas estarem infeccionadas ou lesionadas, pegar algum tipo de bactéria. Mas uma doença específica para contaminação, não".

os tutores de gatos, que pensam em limpar as almofadinhas de seus felinos, Oliveira afirma que essa não é uma solução válida para os patudos, porque é através das patas dos bichanos, é que o "diálogo" acontece. 

"Não deve ser feita nenhuma limpeza. Porque os gatos têm um meio de comunicação por feromônios que são liberados por essas almofadinhas. Então, não é recomendado nenhum tipo de higienização, porque eles, naturalmente, evitam pisar em lugares sujos e não adequados, para justamente eles não precisarem ter que limpar e consequentemente remover os feromônios", explicou o veterinário. 

Posso usar sapatos em meu pet? O especialista ainda avaliou o uso de "calçados" em pets. "Não acho viável o sapatinho. Os sapatinhos, salvo se você [tutor] já estiver uma conduta de treinamento de uso de sapatinho, mas eu já vi muitos animais ficarem desconfortáveis com o uso. Em gatos, nem pensar".

Nesse calor, o especialista instruiu que, para aqueles tutores que quiserem hidratar as almofadinhas de seus cães, é melhor terem cuidado na hora de procurar algum creminho, porque pode prejudicar a saúde do animal. "Pode usar alguma dessas pomadas de assadura, só que será pior. Porque essa pomada aderida, ela vai se contaminar, porque ele [cachorro] vai pisar no chão, e o cão vai lamber e vai ingerir. Eu prefiro que seja feita a limpeza".

Como posso saber qual é o meu cãozinho? Dá para colher as digitais? Fernando Oliveira diz que, para conseguir identificar o pet, não é possível usar o método das digitais, método utilizado por humanos. Além disso, o especialista afirmou que essas marcas não são visíveis ao olho humano. Para identificar "quem é quem", o médico explica que o que difere esses animais, é o odor.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp