BNews Pet

Primeiro caso de cão com varíola dos macacos transmitida por humanos é registrado

Imagem Ilustrativa/Pixabay
Casal contamina cão com varíola dos macacos, na França  |   Bnews - Divulgação Imagem Ilustrativa/Pixabay

Publicado em 13/08/2022, às 09h24   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um estudo apontou que um cão, da raça galgo, de quatro anos, foi infectado pela varíola dos macacos, uma zoonose causada pelo vírus monkeypox, depois de ter contato com os seus tutores que estão com a doença. O animal dormia junto com os donos mesmo após o diagnóstico deles. O caso aconteceu na França e é o primeiro registro de animais infectados por causa de humanos. 

O casal contou que teve o cuidado de separar seu pet de outros animais de estimação, assim que perceberam os seus próprios sintomas, porém continuaram dormindo na mesma cama com o animal. 

A pesquisa foi publicada na revista médica The Lancet, nesta quarta-feira (10). Nela mostra as imagens dos humanos e do animal infectados, com algumas feridas espalhadas pelo corpo. O cachorro fez um teste de PCR e foi confirmada a doença. Além disso,  os pesquisadores analisaram o DNA das cepas do vírus encontradas no pet e em um dos seus tutores, que mostrou 100% de compatibilidade no sequenciamento. 

O vírus encontrado no cão e no tutor era da linhagem B.1, subtipo que tem se espalhado pela Europa e nos Estados Unidos, desde abril. No estudo, os pesquisadores relataram: "Dadas as lesões na pele e nas mucosas do cão, bem como os resultados positivos da PCR do vírus da varíola dos macacos de swabs anais e orais, hipotetizamos uma doença canina real, não um simples transporte do vírus por contato próximo com humanos ou transmissão aérea". 

Eles ainda alertaram: "Se você tem varíola e precisa cuidar de seus animais de estimação saudáveis ​​​​durante o isolamento domiciliar, lave as mãos ou use uma solução à base de álcool antes e depois de cuidar deles". 

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp