BNews Pet

Quem vive mais: cão ou gato? Confira resposta e qual expectativa de vida de cada um

Foto Iustrativa/Pixabay
Especialista aponta quem vive mais entre cão e gato e fatores que determinam vitalidade  |   Bnews - Divulgação Foto Iustrativa/Pixabay

Publicado em 18/08/2022, às 10h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A expectativa de vida de um cachorro e de um gato são determinadas por fatores distintos. Enquanto no primeiro, características como porte e raça costumam basear a estimativa, no segundo, outros pontos como estilo e qualidade de vida são mais relevantes para fazer a previsão. A natureza dos felinos os ajudam a sair na frente e viver, geralmente, mais do que os cães

Os cientistas estimaram que os cães vivem, em média 12 anos, já os gatos, 15. Isso pode ser explicado por causa do comportamento mais reservado do bichano, que por não ficar tanto em grupo, acaba não adquirindo doenças facilmente e nem propagando-as. Isso acontece, claro, com os gatos domésticos. Àqueles felinos que frequentam as ruas têm maiores chances de contrair doeças e diminuir sua expectativa de vida.

Os cães são mais sociáveis, vivem em grupo e, por isso, são mais suscetíveis a doenças. Além disso, cães de maior porte tendem a ter uma vitalidade maior do que aqueles de médio-grande porte. Além disso, os cães podem ser maiores e até ferozes, mas na hora de se defender, eles perdem para os gatos. Os caninos possuem apenas bocas e não pode ferir mais com nada além disso, conforme apontou o biólogo Steve Austad. 

Austad também pontuou que os gatos são mais ágeis e, diferentemente dos cães, sabem se defender melhor. Apesar de serem pequenos, os felinos conseguem ser mais espertos e possuem, além da boca para morder, garras, que os ajudam a atacar alguém se preciso. 

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp